Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aniversário de Salvador: capital baiana completa 475 anos

Conheça mais da história e das comemorações da capital dos Soteropolitanos

Em 29/03/2024 05h00 , atualizado em 29/03/2024 05h00
Imagem das casa coloridas de salvador
Salvador é uma das cidades mais antigas do país Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Salvador, também conhecida como Capital da Alegria, completa, hoje (29), 475 anos. A cidade foi fundada em 29 de março de 1549 e foi a primeira capital do Brasil, título transferido para o Rio de Janeiro, em 1763.

Atualmente, é a maior cidade do nordeste brasileiro e conta com 2,4 milhões de habitantes. Salvador também é a capital mais negra do Brasil, com mais de 80% da população se considerando preta ou parda. Veja mais sobre a história e as comemorações do aniversário de Salvador!

Elevador Lacerda, em Salvador. Créditos: CassioHabib/Shutterstock

Origem de Salvador

No princípio da colonização do território brasileiro, os portugueses implementaram uma política administrativa chamada de capitanias hereditárias. Eram separadas faixas de terra no litoral e nomeados Donatários para explorar a terra.

O fracasso desse método administrativo veio logo no início, apesar de o sistema ter perdurado séculos, em pouco tempo, não era mais o único a ser utilizado. As respostas dos povos indígenas às invasões portuguesas e o isolamento das capitanias foram algumas das principais causas do fracasso deste sistema.

Com a necessidade da criação de um novo regime, foi criado o Governo-Geral, um sistema no qual era instituído um governo centralizado na colônia, administrado por uma autoridade máxima, chamada governador-geral. A Coroa decidiu que a nova capital do Brasil deveria ser na capitania chamada de Baía de Todos os Santos, dessa forma, Tomé de Sousa fundou Salvador, em 1549.

Tomé de Sousa. Fonte: Wikicommons

Crescimento e conflitos de Salvador

O Brasil se tornou o maior exportador de açúcar do mundo e Salvador era o centro destas transações. No livro, "Salvador: transformações e permanências", são relatados alguns dos ataques feitos contra a cidade, em 1587, navios ingleses bombardearam a cidade, em 1599, holandeses atacaram Salvador e em 1612, os franceses também tentaram invadir a capital.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Salvador conseguiu se proteger e continuou a assistir um crescimento vertiginoso da sua produção de açúcar. Outros conflitos marcantes na história da cidade são as revoltas das pessoas escravizadas. Dentre elas, a de maior destaque é a Revolta do Malês, que contou a participação de 600 pessoas e consistiu em uma conspiração entre africanos iorubás e haussás que, em sua maioria, eram muçulmanos. 

Pintura de Jean Leon Pallière retratando o comércio realizado por negros em Salvador. Fonte: Wikicommons

Como é comemorado o Aniversário de Salvador?

Em 2024, os shows em comemoração ao aniversário de Salvador irão acontecer nos dias 6 e 7 de abril. Isso acontece devido à sexta-feira santa que caiu no mesmo dia do aniversário da cidade. 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou que a cidade terá um show do cantor Bell Marques e apresentações de blocos afro. Além de mais músicos, convidados de Bell Marques.

Também são feitas feiras e apresentações artísticas por toda a cidade. Fazendo jus ao apelido de Salvador, a Capital da Alegria.

Por Tiago Vechi

Jornalista

PUBLICIDADE