Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aniversário de Florianópolis. Capital catarinense completa 351 anos

No aniversário da Ilha da magia, confira a origem da cidade e os momentos de turbulência que tiveram Floripa como palco.

Em 23/03/2024 06h30 , atualizado em 23/03/2024 06h30
Imagem aérea de Florianópolis
Florianópolis possui muitas belezas naturais Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Florianópolis, ou Floripa para os mais íntimos, completa, hoje (23), 351 anos. Nestes três séculos e meio, a cidade acumulou muitas histórias curiosas que remontam a vários momentos marcantes da história brasileira.

A fundação de Florianópolis é creditada a Francisco Dias Velho, entretanto, já havia populações indígenas habitando a região quando os colonizadores chegaram na ilha. Vamos conhecer um pouco mais sobre Florianópolis, a Ilha da Magia?

Antigo nome de Florianópolis

Quando a cidade foi fundada, ela recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro e integrava a Vila de Laguna, até conquistar sua emancipação, em 1726. Mas, antes de virar Florianópolis, a cidade passou por diversos acontecimentos.

Em 1687, por exemplo, Dias Velho prendeu a tripulação de um barco pirata e confiscou, para a Fazenda Real, a prata que traziam. Tempos depois, os piratas escaparam, voltaram à ilha e mataram Dias Velho.

Além do assassinato, também destruíram as feitorias e forçaram o abandono da cidade por boa parte da população. Até o francês Amadèe Frèzier, retornar ao local, 23 anos depois, e começar o repovoamento do local.   

O que significa a palavra Florianópolis?

Florianópolis é uma homenagem ao Marechal Floriano Peixoto. A troca do nome foi feita depois das tropas leais ao então presidente libertarem a cidade de uma invasão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Também conhecido como “Marechal de Ferro”, Floriano foi o antecessor do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes, e, enquanto esteve no poder, viveu situações de turbulência. Dentre elas, a libertação de Florianópolis, conhecida, na época, como Desterro.

A Revolta da Armada, aconteceu entre 1893 e 1894, quando a própria marinha brasileira se revoltou contro o regime republicano e bombardeou, por semanas, a cidade do Rio de Janeiro. A insurreição foi contida, com ajuda da marinha dos Estados Unidos, e os revoltosos desceram ao sul e se juntaram a outra revolta que estava em curso, a Revolução Federalista.

Este movimento ganhou proporções de uma guerra civil. Tudo começou com o acirramento de disputas políticas entre os federalistas e os castilhistas (apoiadores de Floriano).

As contendas eram tantas que os federalistas pegaram em armas e invadiram o Rio Grande do Sul. Depois, continuaram avançando e conquistaram Desterro e Curitiba, nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Mas, disputas internas enfraqueceram os federalistas e ele foram derrotados por Floriano Peixoto e as tropas da República. Quando Floriano libertou a cidade de Desterro dos revoltosos, a cidade recebeu seu nome em homenagem.  

PUBLICIDADE