2022: Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, é eleito pessoa do ano pela revista Time
2022: Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, é eleito pessoa do ano pela revista Time
Premiação de personalidades do ano eleitas pela revista, que existe desde 1927, foi divulgada hoje (7), nos Estados Unidos
Em 07/12/2022 14h12
, atualizado em 07/12/2022 16h44
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi escolhido como personalidade do ano pela Revista Time. A premiação ocorreu hoje, 7 de dezembro, nos Estados Unidos.
Segundo a revista, o líder da Ucrânia foi eleito como pessoa do ano por ele representar o episódio do ano que mais ficou na memória. Veja abaixo a justificativa da revista:
"Volodymyr Zelensky arrebatou o mundo de uma forma que não víamos há décadas. Nas semanas após as bombas russas começarem a cair em 24 de fevereiro, sua decisão de não fugir de Kyiv (capital da Ucrânia), mas ficar e reunir apoio foi profética.
Desde sua primeira postagem de 40 segundos no Instagram em 25 de fevereiro - mostrando que seu gabinete e a sociedade civil estavam intactos e no lugar - a discursos diários feitos remotamente em casas como o Parlamento, o Banco Mundial e o Grammy Awards, o presidente da Ucrânia estava em todo lugar.
A ofensiva de informação de Zelensky mudou o sistema meteorológico geopolítico, desencadeando uma onda de ação que varreu o mundo".
Confira abaixo o tweet da Revista Time divulgando a personalidade do ano de 2022:
Quem é Zelensky?
Volodimir Zelensky é um ex-comediante ucraniano que ficou internacionalmente conhecido por ter sido eleito presidente da Ucrânia na eleição que ocorreu nesse país em 2019. A vitória de Zelensky foi entendida como um voto de protesto por parte da sociedade ucraniana, indignada com a crise econômica que afetava o seu país e com a corrupção na política tradicional.
Zelensky teve carreira como comediante e ator, trabalhando na área do entretenimento. Ele tornou-se uma figura de grande fama na Ucrânia após ser protagonista em uma série chamada Servo do Povo, em que um professor de história indignado com a corrupção na Ucrânia se torna presidente.
Em 2022, Zelensky viu seu país ser invadido pela Rússia por conta da aproximação da Ucrânia com a Otan.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Outras premiações da Time
A revista Time realiza a premiação das pessoas mais influentes do ano desde 1927. Confira abaixo os vencedores de 2022 em outras cinco categorias:
Uma das principais razões apontadas para a invasão foi a maior aproximação da Ucrânia com a Otan, organização que representa, na visão russa, os países do Ocidente e alguns de seus principais oponentes políticos no cenário internacional, dentre eles os Estados Unidos.
Além do ingresso na Otan indicar a maior força do Ocidente na região ucraniana e, por conseguinte, a redução da influência russa sobre a Ucrânia, o território ucraniano passaria a adotar a política de segurança e proteção militar da aliança, o que acarretaria em apoio direto de outros países-membros em caso de instabilidades na região.
Tais ações representariam uma ameaça para a Rússia. No entanto, após um mês do início do conflito, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky teceu críticas à atuação da Otan com relação à falta de auxílio ao seu país.