Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Volodimir Zelensky

Volodimir Zelensky é um ex-comediante ucraniano que decidiu se lançar na política de seu país e acabou sendo eleito presidente com uma vitória avassaladora.

Volodimir Zelensky, um ex-comediante ucraniano, decidiu concorrer à presidência de seu país em 2019 e venceu com mais de 70% dos votos. [1]
Volodimir Zelensky, um ex-comediante ucraniano, decidiu concorrer à presidência de seu país em 2019 e venceu com mais de 70% dos votos. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Volodimir Zelensky é um ex-comediante ucraniano que ficou internacionalmente conhecido por ter sido eleito presidente da Ucrânia na eleição que ocorreu nesse país em 2019. A vitória de Zelensky foi entendida como um voto de protesto por parte da sociedade ucraniana, indignada com a crise econômica que afetava o seu país e com a corrupção na política tradicional.

Zelensky teve carreira como comediante e ator, trabalhando na área do entreteniment. Tornou-se uma figura de grande fama na Ucrânia após ser protagonista em uma série chamada Servo do Povo, em que um professor de história indignado com a corrupção na Ucrânia se torna presidente. Em 2022, Zelensky viu seu país ser invadido pela Rússia por conta da aproximação da Ucrânia com a Otan.

Veja também: Vladimir Putin — o presidente da Rússia que coordenou a invasão da Ucrânia em 2022

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Volodimir Zelensky

  • Zelensky nasceu em Kryvy Rih, cidade ucraniana que fez parte da União Soviética.

  • Ele vem de uma família judia, e seu primeiro idioma é o russo.

  • Tornou-se comediante em sua juventude e fez carreira à frente do Kvartal 95.

  • Protagonizou uma série chamada Servo do Povo e conquistou grande sucesso na Ucrânia.

  • Decidiu se lançar como candidato à presidência da Ucrânia e foi eleito no segundo turno com mais de 70% dos votos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origens de Volodimir Zelensky

Volodimir Olexandrovich Zelensky nasceu em 25 de janeiro de 1978 na cidade de Kryvy Rih, que fazia parte da União Soviética, mas desde 1991 é pertencente à Ucrânia. A cidade onde Zelensky nasceu faz parte do oblast de Dnipropetrovsk, localizado no centro-sul da Ucrânia. Como nasceu nessa região de Dnipropetrovsk, Zelensky cresceu como falante de russo e aprendeu ucraniano ao longo de sua vida.

O pai de Zelensky é Oleksandr Zelensky, professor em uma universidade em Kryvy Rih, enquanto sua mãe, Rymma Zelenska, era engenheira. Zelensky nasceu em uma família de origem judia. Durante uma parte de sua infância, Zelensky viveu na Mongólia, por causa do trabalho de seu pai, mas após quatro anos ele retornou para a Ucrânia.

Carreira profissional de Volodimir Zelensky

Zelensky, em 1995, se matriculou no curso de Direito, que fazia parte da Universidade Nacional de Economia de Kiev. Ele se graduou em 2000, mas nunca atuou na área porque já durante o curso ele se envolveu com o teatro e grupos de comédia.

Esse envolvimento ganhou força quando ele fundou o Kvartal 95, um grupo de comédia de Kryvy Rih. O Kvartal 95 ganhou bastante notoriedade na Ucrânia, passando a ganhar espaço na televisão ucraniana e fazendo vários shows pelo país.

Além da sua atuação como comediante, Zelenksy fez carreira como ator de cinema, participando de algumas produções cinematográficas russas e ucranianas. Ele também atuou como produtor de televisão, mas se tornou um grande nome na Ucrânia depois que produziu e atuou em uma série televisiva chamada de Servo do Povo.

Essa série foi produzida pelo Kvartal 95, que se tornou uma importante produtora de programas de entretenimento e uma rede de televisão ucraniana. Servo do Povo foi lançada em 2015, e seu enredo traz um professor de história chamado Vasili Goloborodko, que manifesta grande insatisfação com a situação da política ucraniana, sobretudo no que se refere à questão da forte corrupção na política do país.

Um discurso desse professor se torna viral na Ucrânia após ser divulgado na internet. No discurso, ele critica vigorosamente a corrupção. Isso torna Goloborodko nacionalmente conhecido e permite com que ele se eleja presidente da Ucrânia. Essa produção foi ao ar em um contexto político agitado na Ucrânia.

Na virada de 2013 para 2014, protestos populares se espalharam no país contra Viktor Yanukovich, presidente ucraniano que interrompeu negociações com a União Europeia para se aproximar da Rússia. Sua ação se deu depois que a Rússia assumiu uma posição mais hostil em relação à aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

Os protestos foram reprimidos com violência pelo governo de Yanukovich, o que aumentou a insatisfação popular e resultou na deposição do presidente. O comando ucraniano foi assumido posteriormente por Petro Poroshenko, mas seu governo teve baixa popularidade e ficou marcado por escândalos de corrupção e por uma crise econômica.

Saiba mias: George W. Bush — o presidente dos Estados Unidos durante os atentados de 11 de setembro

Volodimir Zelensky como candidato à presidência

A série apresentada por Zelenksy foi um grande sucesso. Em 2018, a companhia que produziu a série decidiu lançar Zelensky como candidato à presidência da Ucrânia na eleição que aconteceria em 2019. Como parte dessa iniciativa, a Kvartal 95 registrou um novo partido político, o Servo do Povo (Sluha Narodu), o mesmo nome da série que Zelensky protagonizou.

A estratégia adotada por Volodimir Zelensky foi a de ataque aos políticos tradicionais, anunciando que ele restauraria a confiança da população ucraniana na política, pois ele traria mudanças significativas para a forma como o governo tradicional funcionava em seu país. Destaca-se que sua campanha eleitoral foi, majoritariamente, realizada por meio de redes sociais.

Ele foi criticado por evitar a imprensa enquanto concorria à presidência. Durante sua campanha, Zelensky foi criticado também por sua proximidade com Ihor Kolomoisky, um bilionário ucraniano que tinha sido aliado de Petro Poroshenko e era conhecido por ser dono do canal que exibiu a série em que Zelensky atuou. Além disso, Kolomoisky foi acusado de crimes financeiros na Ucrânia. O diminuto contato que ele teve com a imprensa impediu que ele fosse questionado sobre isso.

Rapidamente, Zelensky assumiu a dianteira nas pesquisas de opinião na Ucrânia. Quando foi realizado o primeiro turno, o resultado foi que Volodimir Zelensky obteve 30,24% dos votos, enquanto o então presidente Petro Poroshenko obteve apenas 15,95%. No segundo turno, a vitória de Zelensky foi avassaladora. O resultado do segundo turno foi o seguinte:

  • Volodimir Zelensky: 73,22%

  • Petro Poroshenko: 24,45%

Volodimir Zelensky teve quase três vezes mais votos que seu adversário e foi eleito com um programa de governo com poucos detalhes e sem ser questionado pela imprensa. Ele também participou de apenas um debate presidencial e não tinha experiência nenhuma na política. Os analistas políticos entenderam a eleição de Zelensky como uma demonstração clara da insatisfação popular com a situação política em seu país.

Governo de Volodimir Zelensky

Edifício residencial destruído pela Rússia na capital da Ucrânia, Kiev, em 25 de fevereiro de 2022.
O momento mais tenso do governo de Zelensky teve início em 2022, com a invasão da Ucrânia por tropas russas. [2]

Uma das questões mais delicadas da Ucrânia quando Zelensky assumiu eram as relações de seu país com a Rússia pelo controle da Crimeia e pelo papel russo nos movimentos separatistas de Donbass.

Zelensky defendia o fim da interferência russa em Donbass e a devolução da Crimeia para a Ucrânia, a qual havia sido anexada pela Rússia em 2014, gerando conflitos na região, um dos fatores que levaram ao crescimento da tensão entre Rússia e Ucrânia.

O presidente, de início, decidiu pela dissolução do Parlamento ucraniano, a fim de antecipar a convocação de eleições parlamentares. O objetivo disso era permitir que Zelensky pudesse governar com maioria parlamentar. Essa estratégia foi um sucesso, pois o partido do presidente ocupou mais da metade dos assentos no Parlamento.

Uma das ações mais polêmicas de sua presidência ocorreu durante uma negociação com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos em 2019. Na ocasião, Trump pressionou o governo ucraniano para investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, durante o tempo em que ele trabalhou para uma companhia energética da Ucrânia.

A investigação teria sido motivada pelo fato de Joe Biden ter anunciado que concorreria ao cargo de presidente dos EUA na eleição de 2020. Trump queria que o governo ucraniano investigasse o filho de Biden em troca de ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrânia. A consequência da divulgação desse pedido foi a instauração de um processo de impeachment contra Trump.

Além disso, Zelensky foi questionado por ser conivente com o Batalhão de Azov, uma milícia que lutava contra os separatistas pró-Rússia em Donbass e que é reconhecido por defender ideais neonazistas. As críticas a Zelensky foram reforçadas pelo fato do Batalhão de Azov ter sido vinculado ao exército ucraniano e também pelo fato de o presidente, de origem judia, ser tolerante com neonazistas.

Leia também: Como foi o governo de Donald Trump?

→ Volodimir Zelensky e a guerra entre Rússia e Ucrânia

Em 2022, o governo de Zelensky entrou em uma nova fase, uma vez que seu país foi invadido pela Rússia por causa da aproximação da Ucrânia com a Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte. Com a invasão da Ucrânia, as principais cidades dos país, incluindo a capital Kiev, passaram a ser atacadas pelos russos.

A partir dos ataques, Zelensky intensificou sua campanha de aproximação da Ucrânia com a União Europeia e deu início à resistência do governo ucraniano contra os russos. Ele se recusou a abandonar a Ucrânia e divulgou vídeos incentivando a população a resistir de todas as formas à ocupação russa.

Vida pessoal de Volodimir Zelensky

Volodimir Zelensky é casado desde 2003 com Olena Kiyashko, uma arquiteta. Ele e sua esposa tiveram dois filhos, sendo Oleksandra a mais velha, nascida em 2004. O outro filho do casal é Kyrylo, nascido em 2013.

Créditos de imagem

[1] Sergei Chuzavkov / Shutterstock

[2] Drop of Light / Shutterstock

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Volodimir Zelensky"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/volodimir-zelensky.htm. Acesso em 04 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Quem foi Nelson Mandela?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Nelson Mandela (1918-2013). Confira também, no nosso...

Área da esfera

Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um...