Quantifiers

Inglês

PUBLICIDADE

Os quantifiers são amplamente utilizados na língua inglesa para falar-se de quantidades gerais|1|. Conhecidos por precederem os substantivos, os eles também sinalizam se estamos diante de substantivos contáveis ou incontáveis. Alguns quantifiers só podem acompanhar substantivos contáveis, enquanto outros só acompanham substantivos incontáveis. Contudo, alguns quantifiers acompanham os dois tipos de substantivo nas orações. Os principais quantifiers da língua inglesa são: some, any, (a) little, (a) few, a bit of, many, much, a lot of, lots of.

Leia também: Adverbs of frequency – palavras que expressam a frequência de algumas ações

Substantivos contáveis e incontáveis em inglês

De acordo com algumas gramáticas|1||2|, os substantivos classificam-se em contáveis ou incontáveis (countable and uncountable nouns). Essa noção daquilo que pode ser quantificado ou não varia de língua para língua. Por exemplo, em português, a palavra recreação pode ser contabilizada e ser flexionada no plural: recreações. No entanto, em inglês, essa mesma palavra é incontável: recreation. Não existe a possibilidade de dizer “recreations”.

Consequentemente, para o estudante dessa língua estrangeira, é importante conhecer-se a noção dos substantivos incontáveis. Os substantivos incontáveis não podem ser divididos, como ocorre em oil (óleo), sugar (açúcar), bread (pão), meat (carne) etc., pois eles se referem a conceitos abstratos e unidades que não podem ser contabilizadas. Por isso, os substantivos incontáveis só aparecem na forma singular e são sempre acompanhados pelo verbo no singular também:

This bread is amazing.
(Este pão é maravilhoso.)

Contudo, existe uma maneira bem específica de torná-los “contáveis”, por meio dos recipientes que podem contê-los ou de medidas. No exemplo anterior, tem-se o substantivo bread, que, em inglês, é considerado incontável, diferentemente da nossa língua materna, pois compramos pela quantidade: um pão, dois pães, 10 pães etc. Em inglês, não podemos falar “two breads”. Para quantificá-lo, pode-se utilizar a medida slice (pedaço) ou loaf (pedaço):

I’d like two slices of bread
(Eu gostaria de duas fatias de pão.)

O mesmo ocorre para meat (carne), que pode ser contabilizada pelo peso (two kilos of meat), ou para os líquidos, por exemplo, em three bottles of water (três garrafas de água). Assim, sempre que quiser indicar uma quantidade específica de um substantivo incontável, procure utilizar medidas ou recipientes.

Por outro lado, os substantivos contáveis aparecem tanto na forma singular quanto na forma plural, pois podem ser contabilizados, divididos. São exemplos de substantivos contáveis people (pessoas), cats (gatos), books (livros), pants (calças) etc.

1. The book has arrived today.
(O livro chegou hoje.)

2. The books have arrived today.
(Os livros chegaram hoje.)

Dica para reconhecer os substantivos contáveis.
Dica para reconhecer os substantivos contáveis.

Se o substantivo pode ser flexionado na forma plural, isso significa que ele é um substantivo contável. Os substantivos incontáveis só ocorrem na forma singular.

Levando em consideração a noção anterior, estudaremos no tópico seguinte os principais quantifiers, vistos como determinantes na oração e que acompanham os substantivos contáveis e incontáveis.

Veja também: Prepositions – importantes articuladores frasais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais quantifiers

Para indicar quantidades em geral, pode-se usar os quantifiers, que funcionam como determinantes nas orações e sempre acompanham os substantivos. Por isso, é relevante conhecer quais substantivos são contáveis ou não, uma vez que os quantifiers podem acompanhar ambos os tipos ou apenas um. Para que não restem dúvidas, exploraremos neste tópico os principais quantifiers da língua inglesa.

Observe alguns exemplos:

1. I read many books last year.
(Eu li muitos livros ano passado.)

2. I didn’t read much information last year.
(Eu não li muitas informações ano passado.)

No primeiro exemplo, temos o substantivo books, na sua forma plural, demonstrando ser um substantivo contável. Ele está acompanhado pelo quantifier many (muitos, muitas) para indicar uma grande quantidade geral. Por outro lado, no segundo exemplo, temos uma palavra incontável information, acompanhada de um quantifier que também indica uma grande quantidade e é usado apenas com substantivos incontáveis.

  • Many, much, a lot of/lots of

Para expressar a ideia de grande quantidade, usa-se os seguintes quantifiers: many, much, a lot of e lots of. Em um contexto mais formal, como a escrita, é recomendado o uso de many e much. Além disso, many e a lot of/lots of são usados em frases afirmativas, negativas e interrogativas, e much só é utilizado em frases negativas e interrogativas.

Outra regra importante é quanto ao uso em relação aos substantivos contáveis e incontáveis. Many é utilizado com substantivos contáveis, e much, com substantivos incontáveis. A lot of/lots of pode ser usado para ambos os substantivos: contáveis na forma plural e incontáveis.

Observe os exemplos:

Frase afirmativa com substantivo contável no plural:

  • There are a lot of people in the supermarket.
    (Há muitas pessoas no supermercado.)

  • There are lots of people in the supermarket.
    (Há muitas pessoas no supermercado.)

  • There are many people in the supermaket.
    (Há muitas pessoas no supermercado.)

Frase negativa com substantivo incontável

  • There isn’t much food in the supermarket.
    (Não há muita comida no supermercado.)

Frase interrogativa com substantivo contável

  • Are there many people in the supermarket?
    (Há muitas pessoas no supermercado?)

Frase afirmativa com substantivo incontável

  • There is a lot of food in the supermarket.
    (Há muita comida no supermercado.)

Veja também: Much ou many?

  • Little/a little, few/a few, a bit of

Se objetivo do falante é expressar uma pequena quantidade, podemos fazer uso dos seguintes quantifiers: little/a little, few/a few e a bit of. Esses quantifiers são utilizados principalmente em orações afirmativas|2|. A bit of é usado em contextos mais informais do que a little, que significa “um pouco de”, sendo usado com substantivos incontáveis. A few significa “poucos, alguns”, sendo usado com substantivos contáveis. Few e little possuem um sentido semântico negativo, ou seja, “algo menos do que é esperado”.

Observe os exemplos:

Frase afirmativa com substantivo incontável

  • Paul drank a little water yesterday.
    (Paul bebeu um pouco de água ontem.)

  • Paul drank a bit of water yesterday.
    (Paul bebeu um pouco de água ontem.)

  • Paul drank little water yesterday.
    (Paul bebeu pouca água ontem.)

Frase afirmativa com substantivo contável

  • Anna returned a few days ago.
    (Anna voltou alguns dias atrás.)

  • Some, any

Para expressar a ideia de quantidade indefinida, devemos usar os quantifiers some e any. Some é usado em frases afirmativas com substantivos incontáveis e contáveis na forma plural. Por outro lado, any é usado em frases negativa e interrogativa com substantivos incontáveis e contáveis na forma plural. Pode-se fazer uma pergunta com some, se você pedir ou oferecer algo a alguém.

Observe os exemplos:

Frase interrogativa com substantivo incontável

  • Is there any fish in the frigde?
    (Há algum peixe na geladeira?)

  • Would you like some coffee?
    (Você gostaria de tomar café?)

Frase negativa com substantivo incontável

  • I don’t have any money in my wallet.
    (Eu não tenho nenhum dinheiro na minha carteira.)

Frase afirmativa com substantivo contável

  • She bought some clothes.
    (Ela comprou algumas roupas.)

Frase afirmativa com substantivo incontável

  • There is some fish in the fridge.
    (Há um pouco de/algum peixe na geladeira.)

Agora que você já estudou os principais quantifiers em inglês, que tal criar uma lista com os seus exemplos pessoais? Lembre-se de identificar se o substantivo é contável ou não. Nesse momento, um dicionário impresso ou virtual pode ajudar.

Os “quantifiers” indicam quantidades gerais em inglês.
Os “quantifiers” indicam quantidades gerais em inglês.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Marinha 2019) Read the extract from the text:

“When the light turns green and there are no other cars in the intersection, (…)”

Mark the option that can replace the underlined sentence.

a) there are some other cars

b) there aren’t any other cars

c) there is another car

d) there are a few other cars

e) there aren’t many cars

Resolução

Alternativa B, porque any é um quantifier usado em frases negativas com substantivos contáveis plurais e incontáveis. Cars é um substantivo contável plural.

Questão 2 - (EPCAR 2019) Mark the option that replaces the underlined words, respectively, keeping the same meaning.

“[...] many people often confuse child slavery with child labour [...]” (lines 48 and 49)

a) a lot

b) very

c) much

d) a lot of

Resolução

Alternativa D, porque many e a lot of são quantifiers utilizados com substantivos contáveis no plural ou incontáveis. People é um substantivo plural contável.

Questão 3 - (EEAR 2019) Read the text to answer question.

Paul: Mary, the party is tomorrow! Do we have everything we need? Mary: We have _____ juice, but we should buy more. Pau: Do we need to buy bread? Mary: Well, we have _____, I don’t know if it’s enough. Paul: So let’s talk to Jen and ask for ____ advice.

Choose the alternative that best completes the text:

a) a lot of / some / some

b) many / some / an

c) many / a / some

d) a lot / a / an

Resolução

Alternativa A, porque juice, bread e advice são substantivos incontáveis, logo, não poderiam ser acompanhados por many, a ou an.

Notas

|1| DECAPUA, A. Grammar for teachers: a guide to American English for native and non-native speakers. Springer: New York, 2008.

|2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford University Press: Oxford, 2002.


Por Patricia Veronica Moreira
Professora de Inglês

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Quantifiers"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/quantifiers.htm. Acesso em 08 de agosto de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

It is ______ better to stay quiet.

a) very

b) many

c) a lot of

d) much

e)lots of

Questão 2

(UNESP) ________ has been written about this subject.

a) Much

b) Many

c) Lost of

d) Fewer

e) Few

Mais Questões