Gengis Khan

Gengis Khan foi um líder político e militar mongol responsável pela edificação do maior império contínuo que já existiu em toda a história humana.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Gengis Khan foi o principal líder do Império Mongol e o responsável por transformá-lo no maior império contínuo que já existiu. Nascido nas estepes da Mongólia, em uma região próxima ao Lago Baikal, viu seu pai ser assassinado quando ainda era criança e passou a ser perseguido por rivais de outros clãs mongóis. Mas, como um líder nato, conquistou a confiança de diversos líderes de clãs e acabou sendo eleito por uma assembleia como o principal líder mongol, recebendo o título de “Gengis Khan”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com seu exército, formado principalmente por cavaleiros que utilizavam arcos compostos, conquistou inicialmente grande parte da atual China, partindo na sequência para conquistar terras no oeste da Ásia e Leste da Europa. Quando morreu, em 1227, o império mongol se estendia do Oceano Pacífico até regiões da Europa Oriental, onde hoje é a Ucrânia.

Leia também: Alexandre, o Grande — a trajetória daquele que construiu um grandioso império na Idade Antiga

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Gengis Khan

  • Gengis Khan foi o mais conhecido líder do Império Mongol.
  • Gengis Khan era seu título honorífico, e seu nome verdadeiro era Temujin.
  • Quando Gengis Khan nasceu, os mongóis estavam divididos em diversos clãs, e muitos deles guerreavam entre si.
  • Antes de se tornar o grande Khan, Temujin conseguiu unificar sob o seu governo todos os clãs mongóis, formando um poderoso exército.
  • Em 1206, uma kurultai elegeu Temujin como líder de todos os clãs mongóis.
  • Durante o seu governo, Gengis Khan promoveu diversas reformas políticas, militares e econômicas no Império Mongol.
  • Foi durante o governo de Gengis Khan que o Império Mongol se transformou no maior do mundo.
  • Os filhos de Gengis Khan com sua primeira esposa ficaram conhecidos como chinggisídeos.

Quem foi Gengis Khan?

Gengis Khan retratado em pintura do século XIV.
Gengis Khan retratado em pintura do século XIV.

Poucas fontes históricas contemporâneas a Gengis Khan sobreviveram ao tempo, uma delas é a obra chamada “A história secreta dos mongóis”, escrita pouco mais de uma década após a morte de Gengis Khan. Essa obra, escrita por um cronista chinês, é a principal fonte sobre a vida do grande líder mongol.

Existem dúvidas sobre a data exata do nascimento de Gengis Khan, mas a maiorias dos historiadores aponta que foi entre 1155 e 1162. Quando nasceu, Gengis Khan recebeu o nome Temujin, algo como “ferreiro” ou “feito de ferro”. Segundo a tradição oral, Temujin teria nascido segurando um coágulo de sangue na mão, o que, na época, indicava que ele tinha origem divina e que estaria predestinado ao sucesso.

Na época do nascimento de Temujin, os mongóis estavam divididos em diversos clãs, muitos deles rivais. Seu pai, Yesugei, era o líder de uma confederação de clãs, conhecida como Camague Mongol, uma espécie de embrião do que se tornaria futuramente o Império Mongol.

Quando Temujin tinha apenas nove anos, seu pai foi morto por envenenamento a mando de um líder de um clã rival. Este passou a controlar o Camague Mongol. A mãe de Temujin, Hoelun, e toda a sua família foram desposados do poder e passaram a viver na pobreza.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ainda criança, Gengis Khan foi capturado por um clã rival, os Taichiud, passando a viver como prisioneiro destes com um colar de madeira no pescoço. Perspicaz, o pequeno Khan conseguiu soltar o pesado colar, roubar um cavalo e fugir de seus captores, retornando para a sua família.

A primeira esposa de Temujin foi Borte Ujim, filha de um líder de clã mongol, que fora prometida a ele quando tinha apenas nove anos. O casal teve três filhos, Chagatai, Oguedai e Tolui, além de adotar uma outra criança.

Ao longo da vida, Gengis Khan teve diversas outras esposas, entre elas Yesugen, Yesui, Khulan, Moge Khatun, Juerbiesu e Ibaqa Beki. Ele teve ainda dezenas de concubinas, as principais delas Chaka e Qiguo. Com essas mulheres, ele teve mais de uma dezena de filhos. Seus filhos também tiveram diversos.

Em 2003, um estudo liderado pelo geneticista Chris Tyler foi publicado no American Journal of humans genetic. Segundo o estudo, existem atualmente 16 milhões de homens na Eurásia que são descendentes de Gengis Khan. O estudo analisou os genes de 5 mil homens e concluiu que 8% deles tinham DNA ligado ao líder mongol.

Gengis Khan e o Império Mongol

Temujin nasceu em um momento no qual os diversos clãs mongóis lutavam entre si. Seu pai, líder do Camague Mongol, foi assassinado por um rival e sua família caiu em desgraça. Mesmo sendo uma espécie de pária entre os mongóis, Temujin ganhou a confiança de muitos líderes tribais, tornando-se uma liderança importante entre os povos das estepes da Ásia.

Em 1206, Temujin foi eleito por uma kurultai para ser o líder dos mongóis. A kurultai era uma assembleia de líderes de clãs realizada para tomar decisões militares e políticas. Na kurultai de 1206, Temujin se tornou o Gengis Khan, ou seja, o imperador de todos os homens ou o “grande Khan”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por meio do estabelecimento de alianças ou da conquista militar, Gengis Khan uniu os diversos clãs mongóis sobre a sua autoridade, formando o Império Mongol. Ao mesmo tempo, ele promoveu diversas reformas nas leis do império.

A primeira mudança implementada por Gengis Khan foi estabelecer que as pilhagens dos povos conquistados deveriam ser divididas entre todas as famílias dos soldados mongóis. Antes a pilhagem era dividida somente entre os líderes militares. A mudança aumentou a moral das tropas.

Gengis Khan ainda promoveu uma reforma militar, dividindo o exército em diversas tropas, que contavam com bastante autonomia nas batalhas. Uma rede de estradas foi edificada e por elas mensageiros a cavalo transmitiam ordens e notícias em tempo recorde.

Uma guarda pessoal também foi criada por Gengis Khan, a Keshig, composta pelos melhores soldados do Império Mongol e que tinham por principal objetivo proteger o grande Khan e seus familiares. A guarda era dividida em dois grupos: os torguud, que atuavam de dia; e os khebtuul, que trabalhavam à noite. Ainda hoje a Guarda de Honra do Estado da Mongólia, uma espécie de tropa de elite do exército mongol, utiliza um uniforme semelhante à guarda Keshig.

Soldados da Guarda de Honra do Estado da Mongólia com o uniforme inspirado na antiga guarda de Gengis Khan.
Soldados da Guarda de Honra do Estado da Mongólia com o uniforme inspirado na antiga guarda de Gengis Khan.

Com a ascensão de Gengis Khan ao poder, os mongóis iniciaram um processo de expansão, conquistando diversas regiões da Ásia e da Europa. O exército mongol tinha na cavalaria sua principal força de combate, fato que dava grande mobilidade às tropas. A principal arma mongol era o arco composto, também chamado de arco mongol. Ele era produzido com madeira, chifres de búfalos, tendões de animais e uma cola feita com diversos materiais. O arco, relativamente pequeno, era muito potente e permitia que os soldados disparassem flechas sobre os seus cavalos em movimento.

Homem sobre cavalo segura arco que era usado pelo exército mongol.
O cavalo e o arco mongol foram as principais armas utilizadas por Gengis Khan nos campos de batalha.

Conquistas de Gengis Khan

A primeira conquista de Gengis Khan foi a de conseguir unificar os diferentes clãs mongóis antes mesmo de se tornar imperador, processo ocorrido entre 1180 e 1206. Nesse mesmo período, ele liderou tropas mongóis que venceram tártaros, naimanos, merquitas e quirguizes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após ser aclamado como o líder mongol, as tropas de Gengis Khan partiram para a primeira incursão pela China, que, na época, era formada por diferentes reinos. A Muralha da China, construída justamente para defender o país dos ataques dos povos das estepes da Mongólia, foi inútil frente aos avanços das tropas de Gengis Khan. Entre 1209 e 1210, os mongóis conquistaram o Império Xi Xia, forçando a dinastia Tangute, que controlava o reino, a se tornar um vassalo de Gengis Khan.

Após a conquista do Império Xi Xia, os mongóis iniciaram a guerra de conquista com o Império Jin, que ocupava a região nordeste da atual China. Em 1211 o exército mongol venceu a Batalha de Yehuling, também chamada de Batalha da Crista da Raposa Selvagem, matando e capturando a maior parte das tropas do Império Jin. Em 1215, após um longo cerco, os mongóis capturaram a capital Jin, Zhongdu, hoje Pequim.

Com os principais reinos chineses conquistados, Gengis Khan movimentou suas tropas para o Ocidente, atacando os muçulmanos do Império Corásmio, entre 1219 e 1221. O império Corásmio se estendia no território que corresponde aos atuais Irã, Uzbequistão, Turcomenistão e partes do Afeganistão. Em 1220, três cidades importantes do Império Corásmio foram conquistadas por tropas enviadas pelo grande Khan, Bucara, Samarcada e Jaxartes.

Mesquita Kalyan, em Bucara, atual Uzbequistão, construída no séc. VIII e ocupada por tropas mongóis no séc. XIII.[1]
Mesquita Kalyan, em Bucara, atual Uzbequistão, construída no séc. VIII e ocupada por tropas mongóis no séc. XIII.[1]

Os povos eslavos começaram a ser atacados pelos mongóis em 1223 e uma união de guerreiros eslavos do Oriente foi formada — entre esses grupos estavam russos de Kiev e ucranianos. A maior batalha da guerra contra os eslavos ficou conhecida como Batalha do Rio Kalka. Iniciada em 31 de maio daquele ano, na região entre as atuais cidades ucranianas de Donetsk e Mariupol, a batalha durou três dias e terminou com a vitória do exército mongol.

Em abril de 1221 as tropas mongóis, lideradas pelo genro de Gengis Khan, o comandante Taghaqchar, atacaram a cidade de Nishapur, no oeste do atual Irã. Durante o ataque, Taghaqchar foi morto. Enfurecido, Gengis Khan enviou seu filho, Tolui Khan, para liderar o novo ataque. A cidade de Nishapur foi sitiada pelos mongóis.

Segundo os relatos do período, todos eles feitos por muçulmanos, os mongóis utilizaram milhares de escadas, dezenas de torres de cerco e dezenas de catapultas. Algumas delas atiravam bombas incendiárias, abastecidas provavelmente por nafta ou betume, para invadir a cidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A muralha que protegia a cidade foi transposta cerca de um mês após o início do cerco e a sua população foi dizimada. Os relatos da época falavam em cerca de um milhão de mortos, mas os historiadores atualmente acreditam que cerca de 100 mil pessoas foram assassinadas em Nishapur. A cidade, até então um importante entreposto da Rota da Seda, foi queimada, restando atualmente apenas ruínas da antiga Nishapur.

Durante a campanha no Oeste, contra os corásmios, Gengis Khan exigiu que os vassalos do reino de Xi Xia enviassem tropas para reforçar o exército mongol, o que não foi feito. Em 1226, Gengis Khan iniciou uma campanha punitiva contra Xi Xia, vencendo diversas batalhas e novamente conquistando as principais cidades do reino chinês. Foi durante essa campanha que Gengis Khan adoeceu e faleceu semanas depois.

Leia também: Império Otomano — o império que teve como religião oficial o islamismo

Quem derrotou Gengis Khan?

Gengis Khan nunca foi derrotado e se saiu vitorioso em todas as campanhas militares das quais seus exércitos participaram.

Morte de Gengis Khan

Assim como sobre seu nascimento, existem poucos relatos sobre a morte de Gengis Khan. Em um deles, chamado a História de Yuan, escrito poucos anos após o seu falecimento, foi registrado que ele faleceu em agosto de 1227, quando participava da campanha contra a Xi Xia.

Os relatos da época afirmam que o grande Khan teve uma forte febre, que durou dias e o incapacitou. Cerca de uma semana após o início da febre, ele faleceu. Os historiadores acreditam que foi a febre tifoide que vitimou o líder do maior império do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Legado de Gengis Khan

A história Ocidental, influenciada pela historiografia europeia do século XIX, cita como únicos legados de Gengis Khan a morte, a destruição, as pilhagens e as violências cometidas contra diversos povos. Enquanto governantes europeus tinham apenas suas conquistas e grandes realizações citadas nos livros, apenas os aspectos negativos de Gengis Khan eram citados.

Atualmente, diversos historiadores reconstroem a biografia de Gengis Khan, ressaltando aspectos importantes do seu império, como a tolerância religiosa, o respeito a alguns direitos dos povos conquistados e a criação de uma espécie de área de livre comércio em todo o seu território.

Outro legado de Gengis Khan foi sua descendência. Acredita-se que, atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo são descendentes de Gengis Khan. Ao longo da vida, ele teve diversas esposas e concubinas e, com elas, muitos filhos. Seus filhos, por sua vez, também tiveram muitas esposas e muitos filhos, fazendo com que boa parte da população da atual Mongólia seja descendente do grande Khan.

Com a morte do grande Khan, seus filhos com a sua primeira esposa, Borte, assumiram o lugar do pai. Conhecidos como chinggisídeos, governaram diversas regiões da Ásia até o século XIX. O último deles governou o canato Cazaque até 1847, quando foi deposto.

Frases de Gengis Khan

“Eu sou o castigo de Deus. Se vocês não tivessem cometido grandes pecados, Deus não teria enviado sobre vocês um castigo como eu.”

“Conquistar o mundo a cavalo é fácil; o difícil é desmontar e governar.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Uma ação cometida com raiva é uma ação fadada ao fracasso.”

“A força de uma muralha não é maior nem menor do que a coragem dos homens que a defendem.”

"Aquele que puder opor-se à ira do soberano e suportar a sua fúria será invencível."

“Não basta que eu tenha sucesso; todos os outros devem fracassar.”

“A maior alegria que um homem pode conhecer é a de vencer seus inimigos.”

“Um líder nunca poderá ser feliz enquanto seu povo não estiver feliz.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exercícios sobre Gengis Khan

Questão 1

(UFPR) Sobre o Império dos Mongóis, território que compreende a atual China, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os mongóis e outros grupos nômades viviam espalhados pelas estepes da Ásia, ao norte da China. 

b) O jovem guerreiro Gêngis Khan, tendo reunido várias tribos, ocupou a China com grande devastação, conquistando Beijing (Pequim), em 1215.

c) A monumental Muralha da China, cuja construção iniciou-se no século III a.C., a despeito de sua grandiosidade, não deteve a invasão dos mongóis. 

d) Kublai Khan, descendente de Gêngis Khan, instalou a capital do Império em Beijing em 1264. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

e) O comerciante italiano Marco Polo esteve na China entre 1275 e 1292, servindo à corte de Kublai Khan, tornando-se posteriormente um dos imperadores mais poderosos daquela época. 

Resposta:

Alternativa E.

Marco Polo realmente viajou para o Oriente e viveu na corte de Kublai Khan, mas não se tornou imperador. Marco Polo era um viajante e comerciante.

Questão 2

(UECE) Em 1206, um líder mongol, Gengis Khan, conseguiu reunir todas as tribos de sua gente e ergueu, em poucos anos, um império colossal. Os combatentes disciplinados e implacáveis venciam todas as resistências. Cedendo às forças desse líder, o primeiro império a cair foi o Império:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

a) Romano, comandado por Júlio César. 

b) Persa, dirigido pelo Califa Dario III. 

c) Indo-europeu, liderado por Ogodai. 

d) Império Jin, na China.

Resposta:

Alternativa D.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira conquista de Gengis Khan ocorreu na região da atual China, quando este conquistou o Império Jin.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes

ARAUJO, Eduardo Almeida de. Gengis Khan. Hunter Books, 2007, São Paulo.

GONÇALVES, Yuriy J. L. DE Gengis Khan à Mongólia atual. Viseu Editora, Maringá, 2023.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Jair Messias Ferreira Junior Pós-graduado em História pela Unicamp e professor da Educação Básica há mais de 20 anos. Também é formador de professores e produtor de materiais didáticos há mais de 10 anos.
Deseja fazer uma citação?
JUNIOR, Jair Messias Ferreira. "Gengis Khan"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/a-maquina-guerra-gengis-khan.htm. Acesso em 20 de dezembro de 2025.
Copiar