PUBLICIDADE
Os pronomes oblíquos o (s) e a (s) ocupam também a função de pronomes demonstrativos, funcionando sempre como pronomes substantivos. Alguma dúvida acerca do que sejam “pronomes substantivos”? Se sim, confira algumas elucidações a respeito desse assunto, a seguir:
Os pronomes substantivos são aqueles que substituem o substantivo, evitando, assim, uma ideia que porventura se tornaria repetida. Dessa forma, na condição de pronomes substantivos, os pronomes o (s) e a (s) são empregados nos casos expressos a seguir:
* Nos casos em que aparecem determinados por uma oração ou, em casos raros, por uma expressão adjetiva, denotando o sentido de “aquele (s), aquela (s) e aquilo”. Observemos um exemplo:
O bom aluno é responsável. O que não cumpre com suas obrigações é deveras prejudicado.
Constatamos que o pronome que se encontra em destaque além de poder ser substituído por “aquele” ainda apresenta uma função substantiva, substituindo o vocábulo “aluno” – por sua vez, um substantivo.
Não consigo encontrar a que deixei me esperando.
Idem à análise anterior, haja vista que o termo “pessoa”, “garota”, entre outros, encontram-se subentendidos.
* Outro caso se refere à condição de tais pronomes, podendo ser substituídos por “isto, isso e aquilo”, exercerem as funções sintáticas de objeto direto ou predicativo, fazendo referência a um substantivo, adjetivo, ao sentido geral de uma frase ou a um termo dela. Constatemos:
Não penses que não era gentil, pois o era.
A resposta que irias dar, sabia-a de antemão.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras