Pronomes o (s) e a (s) como demonstrativos

Gramática

Os pronomes o (s) e a (s), na qualidade de pronomes substantivos, atuam como demonstrativos.
PUBLICIDADE

Os pronomes oblíquos o (s) e a (s) ocupam também a função de pronomes demonstrativos, funcionando sempre como pronomes substantivos. Alguma dúvida acerca do que sejam “pronomes substantivos”? Se sim, confira algumas elucidações a respeito desse assunto, a seguir:

Os pronomes substantivos são aqueles que substituem o substantivo, evitando, assim, uma ideia que porventura se tornaria repetida. Dessa forma, na condição de pronomes substantivos, os pronomes o (s) e a (s) são empregados nos casos expressos a seguir:     

* Nos casos em que aparecem determinados por uma oração ou, em casos raros, por uma expressão adjetiva, denotando o sentido de “aquele (s), aquela (s) e aquilo”. Observemos um exemplo:

O bom aluno é responsável. O que não cumpre com suas obrigações é deveras prejudicado.

Constatamos que o pronome que se encontra em destaque além de poder ser substituído por “aquele” ainda apresenta uma função substantiva, substituindo o vocábulo “aluno” –  por sua vez, um substantivo.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não consigo encontrar a que deixei me esperando.
Idem à análise anterior, haja vista que o termo “pessoa”, “garota”, entre outros, encontram-se subentendidos.

* Outro caso se refere à condição de tais pronomes, podendo ser substituídos por “isto, isso e aquilo”, exercerem as funções sintáticas de objeto direto ou predicativo, fazendo referência a um substantivo, adjetivo, ao sentido geral de uma frase ou a um termo dela. Constatemos:

Não penses que não era gentil, pois o era.

A resposta que irias dar, sabia-a de antemão.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Os pronomes o (s) e a (s), atuando como pronomes substantivos, classificam-se como demonstrativos
Os pronomes o (s) e a (s), atuando como pronomes substantivos, classificam-se como demonstrativos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Pronomes o (s) e a (s) como demonstrativos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/pronomes-s-s-como-demonstrativos.htm. Acesso em 15 de julho de 2020.

Assista às nossas videoaulas