Whatsapp

Prefixo “pré” e o uso ou não do hífen

Gramática

O prefixo “pré” pode ou não ser grafado com o uso do hífen, dependendo de algumas circunstâncias relacionadas à tonicidade.
PUBLICIDADE

Um dos assuntos que nos remetem às mudanças oriundas da Nova Reforma Ortográfica é, sem dúvida, o uso ou não do hífen, haja vista que algumas alterações operaram-se justamente nesse aspecto. Dessa forma, como temos de nos ajustar a elas o quanto antes, elegemos para pauta de nossa conversa o prefixo “pré”, haja vista que ora ele se apresenta grafado com hífen, ora sem.

Nesse sentido, torna-se sugestivo retomarmos alguns conceitos relacionados às regras de acentuação, sobretudo em se tratando dos monossílabos tônicos e átonos. Para tanto, convidamos você a acessar o texto “Acentuação”.

Pois bem, cabe ressaltar que o uso ou não do hífen se encontra intrinsecamente ligado a tal pressuposto (tonicidade). Assim, atentemo-nos às elucidações abaixo firmadas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

# Quando o prefixo “pré” se demarca como tônico, ou seja, quando possui autonomia fonética, o uso do hífen se faz necessário. Apenas lembrando que em virtude desse aspecto fica evidente o acento gráfico. Vejamos, pois, alguns casos:

PRÉ-ADOLESCENTE
PRÉ-CONTRATAÇÃO
PRÉ-DATADO
PRÉ-ELEITORAL
PRÉ-FABRICADO
PRÉ-HISTÓRIA
PRÉ-NATAL
PRÉ-PAGO...

# Nos casos em que o prefixo “pré” se apresenta como átono, isto, é, sem autonomia fonética – razão pela qual precisa se apoiar na sílaba seguinte ─, ele não é acompanhado do uso do hífen e, obviamente, não recebe acento gráfico. Constatemos os casos a seguir:

PREAQUECER
PREAQUEÇA
PREANUNCIAÇÃO
PRECONCEBIDO
PRECONDICIONADO
PREDETERMINADO
PREDEFINIDO
PREVISTO...

O uso ou não do hífen no prefixo “pré” se estabelece mediante pressupostos específicos, relacionados à tonicidade
O uso ou não do hífen no prefixo “pré” se estabelece mediante pressupostos específicos, relacionados à tonicidade

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Prefixo “pré” e o uso ou não do hífen"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/prefixo-pre-uso-ou-nao-hifen.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Clique para aprender todas as regras e exceções sobre o uso ou não do hífen depois do Novo Acordo Ortográfico.
Confira aqui todos os casos em que as regras do hífen permanecem iguais após o Novo Acordo.
Você já se perguntou acerca do não como prefixo, no sentido de descobrir se ele se escreve com hífen ou sem hífen? Descubra em um só clique se houve alguma mudança!
Clique para conhecer as principais características dos processos de formação de palavras em língua portuguesa!
Confira a lista dos principais radicais e prefixos latinos encontrados na Língua Portuguesa.
Radicais e Prefixos gregos, lista com os principais radicais e prefixos gregos, sentido dos radicais e prefixos, exemplos de palavras utilizando radicais e prefixos gregos.