Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Prefixo “pré” e o uso ou não do hífen

O prefixo “pré” pode ou não ser grafado com o uso do hífen, dependendo de algumas circunstâncias relacionadas à tonicidade.

O uso ou não do hífen no prefixo “pré” se estabelece mediante pressupostos específicos, relacionados à tonicidade
O uso ou não do hífen no prefixo “pré” se estabelece mediante pressupostos específicos, relacionados à tonicidade
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Um dos assuntos que nos remetem às mudanças oriundas da Nova Reforma Ortográfica é, sem dúvida, o uso ou não do hífen, haja vista que algumas alterações operaram-se justamente nesse aspecto. Dessa forma, como temos de nos ajustar a elas o quanto antes, elegemos para pauta de nossa conversa o prefixo “pré”, haja vista que ora ele se apresenta grafado com hífen, ora sem.

Nesse sentido, torna-se sugestivo retomarmos alguns conceitos relacionados às regras de acentuação, sobretudo em se tratando dos monossílabos tônicos e átonos. Para tanto, convidamos você a acessar o texto “Acentuação”.

Pois bem, cabe ressaltar que o uso ou não do hífen se encontra intrinsecamente ligado a tal pressuposto (tonicidade). Assim, atentemo-nos às elucidações abaixo firmadas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

# Quando o prefixo “pré” se demarca como tônico, ou seja, quando possui autonomia fonética, o uso do hífen se faz necessário. Apenas lembrando que em virtude desse aspecto fica evidente o acento gráfico. Vejamos, pois, alguns casos:

PRÉ-ADOLESCENTE
PRÉ-CONTRATAÇÃO
PRÉ-DATADO
PRÉ-ELEITORAL
PRÉ-FABRICADO
PRÉ-HISTÓRIA
PRÉ-NATAL
PRÉ-PAGO...

# Nos casos em que o prefixo “pré” se apresenta como átono, isto, é, sem autonomia fonética – razão pela qual precisa se apoiar na sílaba seguinte ─, ele não é acompanhado do uso do hífen e, obviamente, não recebe acento gráfico. Constatemos os casos a seguir:

PREAQUECER
PREAQUEÇA
PREANUNCIAÇÃO
PRECONCEBIDO
PRECONDICIONADO
PREDETERMINADO
PREDEFINIDO
PREVISTO...

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Prefixo “pré” e o uso ou não do hífen"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/prefixo-pre-uso-ou-nao-hifen.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas