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As orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas se fazem presentes em todas as subordinadas, sejam elas substantivas, adjetivas ou adverbiais. Assim, diante de tal aspecto, veja cada uma delas, de modo a ampliar seus conhecimentos no que tange às características que as demarcam:
A professora disse que precisava de ajuda.
Temos duas orações: uma constituída pela oração principal (a professora disse) e outra que se define pela oração subordinada substantiva objetiva direta (que precisava de ajuda).
Em face desses pressupostos, como há a presença da conjunção integrante, afirmamos que se trata de uma oração subordinada substantiva desenvolvida.
Vejamos de outra forma:
A professora afirmou precisar de ajuda.
Temos agora uma oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo (pelo fato de o verbo se encontrar expresso em tal forma).
Olhávamos os alunos que brincavam no pátio da escola.
Inferimos se tratar de uma oração subordinada adjetiva restritiva, pelo fato de que o pronome relativo “que” (o qual pode ser substituído pelo pronome “os quais”) se encontra presenta na oração.
Olhando de outra forma, temos:
Olhávamos os alunos brincando no pátio.
Temos agora uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.
Assim que entrei na escola soube do acontecido.
A oração em destaque se classifica como uma oração subordinada adverbial temporal.
Analisando-a de outra forma, temos:
Entrando na escola soube do acontecido.
Agora estamos diante de uma oração subordinada adverbial reduzida de gerúndio.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras