Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O uso da vírgula nas orações subordinadas

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Entre os elementos que se encontram demarcados por este sinal de pontuação, ora representado pela vírgula, enfatiza-se o período composto por subordinação. Dadas as particularidades inerentes aos postulados gramaticais, o artigo em questão pauta-se por evidenciar os casos considerados como exceção e, sobretudo, aqueles nos quais tal ocorrência linguística se manifesta. Diante disso, vejamos:

* Orações subordinadas substantivas

Não é recomendável o uso da vírgula entre a oração subordinada substantiva e a principal.
Exemplos:

Esperamos | que você concorde com nossas ideias. 
                       Or. subord. substantiva objetiva direta

Tenho necessidade | de que você me compreenda.
                                        Or. subord. substantiva completiva nominal

Contudo, quando se trata das subordinadas apositivas, faz-se necessário o uso desta.

Exemplo:

Há na vida  um regulamento, que não podemos deixar de ser felizes.  
                                                        Or. subord. substantiva apositiva.

* Orações subordinadas adjetivas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As orações subordinadas restritivas não são demarcadas pela vírgula.
Exemplo:

Os garotos |que venceram nas olimpíadas | foram premiados. 
                        Or. subord. adjetiva restritiva

Já as subordinadas adjetivas explicativas são precedidas do uso da vírgula.
Exemplo:

Macunaíma, |que é considerado o herói nacional, |é personagem de uma obra literária. 
                         Or. subord. adjetiva explicativa

Orações subordinadas adverbiais

* Não é obrigatório, mas é recomendável que se use a vírgula entre as subordinadas adverbiais e a oração principal.
Exemplo:

Como chovia muito naquele instante|, resolvemos não prosseguir.
Or. subord. adverbial causal

* Caso a oração subordinada venha depois da principal, o uso da vírgula é dispensável.
Exemplo:

Todos ficaram surpresos | quando chegamos. 
                                                  Or. subord. adverbial temporal
 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "O uso da vírgula nas orações subordinadas "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/o-uso-virgula-nas-oracoes-subordinadas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Partindo do princípio de que o uso da vírgula se faz presente nas orações subordinadas substantivas apositivas e nas subordinadas adjetivas explicativas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo em vista o código ora expresso:

( 1 ) Não se usa vírgula entre a subordinada substantiva e a principal

( 2 ) Não se usa vírgula entre a subordinada adjetiva e a principal

(   ) É necessário que você compareça urgentemente na reunião.

(   ) Necessitamos de que você seja nosso amigo.

(   ) Os alunos que obtiveram um bom resultado foram premiados.

(   )  Tenho necessidade de que você seja fiel nessa relação que acaba de assumir.

(   ) É verdade que você tentou se esforçar ao máximo para obter  uma boa pontuação.

(   )  Descartamos os comentários que não tinham procedência.

Exercício 2

Explicite seus conhecimentos analisando os páreos de enunciados e classificando-os em oração subordinada adjetiva restritiva e subordinada adjetiva explicativa, segundo os critérios do uso da vírgula para ambas as ocorrências linguísticas.

a – Rio de Janeiro, que é considerada a cidade maravilhosa, recebe turistas o ano inteiro.

b – As doenças que andam surgindo recentemente são consideradas incuráveis.

c – Os alunos que cumpriram com todas as atividades serão recompensados.

d – Os alunos, que cumpriram com todas as atividades, serão recompensados.