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Entre as competências a que estamos submetidos enquanto interlocutores efetivos de um discurso, seja na modalidade oral ou escrita, figura-se a adequação do nosso perfil linguístico às normas preconizadas pela gramática tradicional.
Normalmente, nos deparamos com algumas regras concernentes aos fatos norteadores da língua que jamais pensávamos existirem, dada a tamanha complexidade que rege a linguagem.
Entretanto, devemos nos ater para a questão de que os mesmos existem, e quando se trata da modalidade escrita, é aconselhável que estejamos aptos para nos adequarmos às exigências por esta determinadas, e, sobretudo, torná-las práticas nas diversas situações comunicativas que norteiam nosso cotidiano.
Um exemplo típico de tais particularidades é o uso do pronome indefinido “todo”, uma vez que há duas maneiras de grafá-lo: acompanhado ou não do artigo definido (o, a).
A maneira pela qual detectamos o momento adequado para utilizá-lo é analisando o contexto em que foi empregado. Para tal, alguns exemplos nos fornecerão subsídios, vejamos:
Cumprimentava toda pessoa que por ali passava.
O sentido semântico relacionado ao pronome “toda” refere-se à ideia de qualquer um que por ali passava.
O organizador do evento cumprimentou todas as pessoas presentes.
Aqui, denota um sentido de completude de homogeneidade.
Uma vez apreendida tal diferença, partiremos para alguns casos particulares em que atribuímos o uso do referido pronome:
# Quando o pronome "Todo" estiver no plural (todos) precedido de numeral e de substantivo, devemos usar o artigo definido no plural.
Exemplos:
- Todos os quatro alunos conseguiram um ótimo resultado na avaliação.
- Todas as duas colegas venceram a competição.
# Quando houver um nome em função predicativa, o pronome é dispensado.
Exemplo:
- Mariana tinha dois cachorros, todos pretos.
Observação importante:
O pronome será flexionado de acordo com o sujeito quando o mesmo desempenhar a função de advérbio:
O sapato estava todo manchado.
Os garotos chegaram todos felizes do passeio.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola