Topo
pesquisar

O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo

Gramática

O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo indicam alguns dos requisitos exigidos pela linguagem escrita, dada a importância de se utilizar a forma verbal correta.
PUBLICIDADE

O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo nos remetem aos pressupostos que norteiam a língua de uma forma geral, mas que nem sempre são colocados em prática. Obviamente que estamos falando sobre o uso das formas verbais, e elas, por sua vez, integram tal ocorrência de forma veemente.

Partindo dessa premissa, a primeira ideia, a qual norteia a presente discussão, é que o modo subjuntivo sempre indicará uma dúvida, uma incerteza, uma possibilidade. Assim sendo, analisaremos o enunciado abaixo descrito:

Que ele volte cedo para casa.

Contata-se que uma ligeira dúvida paira no ar, ou seja, será mesmo que ele voltará cedo? É possível que sim, como também pode ser possível que não.

Contudo, ao analisarmos casos relacionados à fala, bem como à escrita, percebemos uma significativa confusão – demarcada pelo não uso da forma verbal conveniente. Assim sendo, para esclarecer melhor o que estamos afirmando, observe este exemplo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Talvez as encomendas  foram trocadas durante a viagem. 

De início, constatamos o uso do advérbio de dúvida – “talvez”, o qual, literalmente, indica uma incerteza. Dessa forma, o uso da locução verbal “foram trocadas”, estaria adequado ao contexto?  

Certamente que não, uma vez que tal enunciado, tendo em vista o padrão formal da linguagem, carece de uma reformulação, de modo a atender a esse requisito. Assim, constatemos:

Talvez as encomendas tenham sido trocadas durante a viagem.

O mesmo ocorre se disséssemos:

Suspeita-se que ele foi vítima de maus-tratos. Quando na verdade o correto seria:

Suspeita-se que ele tenha sido vítima de maus-tratos.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo indicam competência linguística de todo usuário.
O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo indicam competência linguística de todo usuário.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "O ato de suspeitar e o uso do subjuntivo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/o-ato-suspeitar-uso-subjuntivo.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola