Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Funções sintáticas dos pronomes retos

Gramática

As funções sintáticas dos pronomes retos, tendo em vista um contexto oracional específico, apresentam-se de formas distintas, ora representadas pelo sujeito, predicativo do sujeito e vocativo.
Pronomes retos adquirem funções sintáticas distintas, mediante um contexto oracional específico
Pronomes retos adquirem funções sintáticas distintas, mediante um contexto oracional específico
PUBLICIDADE

Antes de adentrarmos veementemente no assunto que ora se evidencia, convém relembrarmos alguns detalhes que nos conduzirão a um entendimento mais eficaz. Nesse sentido, recordemos que os pronomes pessoais do caso reto se manifestam da seguinte forma: EU, TU, ELE/ELA, NÓS, VÓS, ELES/ELAS.

Consoante a essa noção, torna-se viável também que relembremos de duas importantes partes gramaticais, ora demarcadas pela morfologia e pela sintaxe. Esta, por sua vez, ocupa-se do estudo relativo às funções desempenhadas por uma determinada palavra, tendo em vista um contexto oracional específico; e aquela, tem objetivo que se pauta pelo estudo das classes gramaticais inerentes a essa mesma palavra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em face desses pressupostos, vale mencionar que em se tratando da morfologia, essa os concebe como sendo pronomes. No entanto, tendo em vista a sintaxe, quais funções ocupariam? De acordo com nossos estudos, você perceberá que se manifestam de formas distintas, como bem podemos conferir adiante:


# Sujeito:

Eles são bons alunos.

Nós estudamos bastante.   


# Predicativo do sujeito:  

Os vencedores fomos nós.
   
A orientadora é ela.  


# Vocativo:

Ó vós, onde andastes que não me respondes?

Ei, tu, que sempre me ouves, por que me abandonaste?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Funções sintáticas dos pronomes retos "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcoes-sintaticas-dos-pronomes-retos.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Tendo em vista o conhecimento de que dispõe acerca das relações morfossintáticas, procure ativá-lo, deixando demarcadas algumas impressões sobre as funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes retos.

Questão 2

No que diz respeito às funções desempenhadas pelos pronomes retos, sabemos que elas podem se materializar como sujeito, predicativo do sujeito e vocativo. Dessa forma, ativando os conhecimentos acerca desse fenômeno linguístico, procure citar alguns exemplos em que podemos constatá-lo.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprenda quais são as diferentes funções sintáticas exercidas pelos pronomes pessoais do caso reto e pelos pronomes pessoais oblíquos.
Conheça quais são os pronomes oblíquos átonos e as suas funções sintáticas.
Atribuir a vírgula ao vocativo é uma questão de competência linguística. Clique e confira!