Topo
pesquisar

Funções sintáticas dos pronomes retos

Gramática

As funções sintáticas dos pronomes retos, tendo em vista um contexto oracional específico, apresentam-se de formas distintas, ora representadas pelo sujeito, predicativo do sujeito e vocativo.
PUBLICIDADE

Antes de adentrarmos veementemente no assunto que ora se evidencia, convém relembrarmos alguns detalhes que nos conduzirão a um entendimento mais eficaz. Nesse sentido, recordemos que os pronomes pessoais do caso reto se manifestam da seguinte forma: EU, TU, ELE/ELA, NÓS, VÓS, ELES/ELAS.

Consoante a essa noção, torna-se viável também que relembremos de duas importantes partes gramaticais, ora demarcadas pela morfologia e pela sintaxe. Esta, por sua vez, ocupa-se do estudo relativo às funções desempenhadas por uma determinada palavra, tendo em vista um contexto oracional específico; e aquela, tem objetivo que se pauta pelo estudo das classes gramaticais inerentes a essa mesma palavra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em face desses pressupostos, vale mencionar que em se tratando da morfologia, essa os concebe como sendo pronomes. No entanto, tendo em vista a sintaxe, quais funções ocupariam? De acordo com nossos estudos, você perceberá que se manifestam de formas distintas, como bem podemos conferir adiante:


# Sujeito:

Eles são bons alunos.

Nós estudamos bastante.   


# Predicativo do sujeito:  

Os vencedores fomos nós.
   
A orientadora é ela.  


# Vocativo:

Ó vós, onde andastes que não me respondes?

Ei, tu, que sempre me ouves, por que me abandonaste?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Pronomes retos adquirem funções sintáticas distintas, mediante um contexto oracional específico
Pronomes retos adquirem funções sintáticas distintas, mediante um contexto oracional específico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Funções sintáticas dos pronomes retos "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcoes-sintaticas-dos-pronomes-retos.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Tendo em vista o conhecimento de que dispõe acerca das relações morfossintáticas, procure ativá-lo, deixando demarcadas algumas impressões sobre as funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes retos.

Questão 2

No que diz respeito às funções desempenhadas pelos pronomes retos, sabemos que elas podem se materializar como sujeito, predicativo do sujeito e vocativo. Dessa forma, ativando os conhecimentos acerca desse fenômeno linguístico, procure citar alguns exemplos em que podemos constatá-lo.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola