Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes. Para compreendermos melhor o que são os encontros vocálicos, é necessário retomar os conceitos de vogais e semivogais.
Sabemos que as vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são a base, o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa. Já as semivogais acontecem no encontro entre duas vogais em uma mesma sílaba, em que uma é a vogal principal, com o tom mais intenso, e a outra é a semivogal, que possui um papel secundário. Em um encontro vocálico, a letra /a/ sempre será a vogal principal, as letras /i/ e /u/ serão sempre semivogais, e as letras /e/ e /o/ podem assumir os papéis de vogal e/ou semivogal.
Existem três tipos de encontros vocálicos. Veja:
HIATO
O hiato consiste na sequência de duas vogais (Vogal + Vogal) que se separam durante a divisão silábica, ficando cada vogal em uma sílaba distinta. Em virtude do contato de duas vogais no interior de uma palavra, é possível reconhecer o hiato como sendo o encontro vocálico por excelência.
Observe os exemplos:
Saída: sa – í – da;
Saúde: sa – ú – de;
Oceano: o – ce – a – no;
Cooperar: co – o – pe – rar.
DITONGO
O ditongo consiste no encontro de Vogal + Semivogal, chamado de ditongo decrescente, ou de Semivogal + Vogal, que recebe o nome de ditongo crescente. Os ditongos também podem ser classificados em orais ou nasais. É muito importante recordarmos que os fonemas orais são aqueles que passam e saem pela cavidade bucal (boca), como: /a/, /b/, /t/; já os fonemas nasais são aqueles que uma parte passa pela boca e a outra parte passa pelas narinas (nariz), como: /m/, /n/, /ã/.
Observe os exemplos:
Madeira: ma – dei – ra (ditongo decrescente oral);
Paulista: pau – lis – ta (ditongo decrescente oral);
Pátria: pá – tria (ditongo crescente oral);
Sério: sé – rio (ditongo crescente oral);
Mãe: mãe (ditongo decrescente nasal)
Oração: o – ra - ção (ditongo decrescente nasal)
TRITONGO
Os tritongos são uma sequência de Semivogal + Vogal + Semivogal. Assim como os ditongos, os tritongos também podem ser classificados em orais e nasais. Como apresentam apenas uma vogal, na divisão silábica, não se separam os fonemas vocálicos do tritongo.
Observe os exemplos:
Paraguai: Pa – ra – guai (tritongo oral);
Enxaguei: en – xa – guei (tritongo oral);
Cheguei: che – guei (tritongo oral);
Quão: quão (tritongo nasal).
Viu como é simples estudar sobre os encontros vocálicos? Agora sugerimos que estude também a respeito dos Encontros Consonantais. Bons estudos!
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "Encontros vocálicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/encontros-vocalicos.htm. Acesso em 04 de março de 2021.
Marque a alternativa que contenha apenas encontros vocálicos formados por hiato:
a) pouco, Paraguai, depois;
b) trouxeram, alguém, saíram;
c) atuou, iguais, saíram;
d) oceano, raiz, coar;
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
As palavras 'Mooca', 'tireoide' e 'Uruguai' representam, respectivamente, os seguintes encontros vocálicos:
a) Hiato, Ditongo e Tritongo;
b) Ditongo, Ditongo e Tritongo;
c) Ditongo, Hiato e Ditongo;
d) Hiato, Ditongo e Ditongo;
e) Ditongo, Ditongo e Hiato.
Mais Questões