Whatsapp

Encontros vocálicos

Gramática

Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas vocálicos da Língua Portuguesa e são classificados em hiato, ditongo e tritongo.
PUBLICIDADE

Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes. Para compreendermos melhor o que são os encontros vocálicos, é necessário retomar os conceitos de vogais e semivogais.

Sabemos que as vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são a base, o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa. Já as semivogais acontecem no encontro entre duas vogais em uma mesma sílaba, em que uma é a vogal principal, com o tom mais intenso, e a outra é a semivogal, que possui um papel secundário. Em um encontro vocálico, a letra /a/ sempre será a vogal principal, as letras /i/ e /u/ serão sempre semivogais, e as letras /e/ e /o/ podem assumir os papéis de vogal e/ou semivogal.

Existem três tipos de encontros vocálicos. Veja:

  • HIATO

O hiato consiste na sequência de duas vogais (Vogal + Vogal) que se separam durante a divisão silábica, ficando cada vogal em uma sílaba distinta. Em virtude do contato de duas vogais no interior de uma palavra, é possível reconhecer o hiato como sendo o encontro vocálico por excelência.

Observe os exemplos:

Saída: sa – í – da;

Saúde: sa – ú – de;

Oceano: o – ce – a – no;

Cooperar: co – o – pe – rar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • DITONGO

O ditongo consiste no encontro de Vogal + Semivogal, chamado de ditongo decrescente, ou de Semivogal + Vogal, que recebe o nome de ditongo crescente. Os ditongos também podem ser classificados em orais ou nasais. É muito importante recordarmos que os fonemas orais são aqueles que passam e saem pela cavidade bucal (boca), como: /a/, /b/, /t/; já os fonemas nasais são aqueles que uma parte passa pela boca e a outra parte passa pelas narinas (nariz), como: /m/, /n/, /ã/.

Observe os exemplos:

Madeira: ma – dei – ra (ditongo decrescente oral);

Paulista: pau – lis – ta (ditongo decrescente oral);

Pátria: pá – tria (ditongo crescente oral);

Sério: sé – rio (ditongo crescente oral);

Mãe: mãe (ditongo decrescente nasal)

Oração: o – ra - ção (ditongo decrescente nasal)

  • TRITONGO

Os tritongos são uma sequência de Semivogal + Vogal + Semivogal. Assim como os ditongos, os tritongos também podem ser classificados em orais e nasais. Como apresentam apenas uma vogal, na divisão silábica, não se separam os fonemas vocálicos do tritongo.

Observe os exemplos:

Paraguai: Pa – ra – guai (tritongo oral);

Enxaguei: en – xa – guei (tritongo oral);

Cheguei: che – guei (tritongo oral);

Quão: quão (tritongo nasal).

Viu como é simples estudar sobre os encontros vocálicos? Agora sugerimos que estude também a respeito dos Encontros Consonantais. Bons estudos!

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas vocálicos
Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas vocálicos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "Encontros vocálicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/encontros-vocalicos.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Marque a alternativa que contenha apenas encontros vocálicos formados por hiato:

a) pouco, Paraguai, depois;

b) trouxeram, alguém, saíram;

c) atuou, iguais, saíram;

d) oceano, raiz, coar;

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 2

As palavras 'Mooca', 'tireoide' e 'Uruguai' representam, respectivamente, os seguintes encontros vocálicos:

a) Hiato, Ditongo e Tritongo;

b) Ditongo, Ditongo e Tritongo;

c) Ditongo, Hiato e Ditongo;

d) Hiato, Ditongo e Ditongo;

e) Ditongo, Ditongo e Hiato.

Mais Questões
Artigos Relacionados
A partir da leitura deste texto, você vai entender o que são sílabas e como elas são formadas e classificadas!
Neste artigo você entenderá a classificação das palavras quanto ao número de sílabas, isto é, se as palavras são monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas.
Neste artigo você vai estudar a respeito das consoantes e sua classificação quanto à função, ao modo e ao ponto de articulação.
Conheça o encontro vocálico conhecido como tritongo e amplie seus conhecimentos fonéticos sobre esse fenômeno que se realiza no interior de uma sílaba.
Conheça o encontro vocálico conhecido como ditongo e amplie seus conhecimentos fonéticos sobre esse fenômeno que se realiza no interior de uma mesma sílaba.
Aprenda o que é o encontro consonantal e quando ele é puro ou disjunto. Entenda a diferença entre encontros consonantais, dígrafos e encontros vocálicos.
Conheça o significado de dígrafo e alguns exemplos.
A divisão silábica das palavras obedece a algumas regras específicas, às quais devemos sempre nos atentar, tendo em vista a linguagem escrita.
Clique para entender de uma vez por todas o que são fonemas, as menores unidades sonoras das palavras!
Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre as vogais e sua classificação na Língua Portuguesa com base na articulação, timbre e intensidade!