Topo
pesquisar

Discutindo acerca do emprego de alguns pronomes

Gramática

PUBLICIDADE

Sabe-se que que as várias classes de palavras, as quais constituem a Morfologia, além de se constituírem de características próprias, também se revelam por ocuparem distintas funções.

Desta feita, ocupemo-nos ao estudo dos pronomes, cuja função é acompanhar ou substituir o nome (o substantivo). E falando sobre eles, há que se mencionar que também representam alvo de inúmeros questionamentos, sobretudo em se tratando dos pronomes oblíquos, uma vez que corriqueiramente nos deparamos com “algumas” colocações a eles atribuídas que, diga-se de passagem, são apontadas de forma deturpada.

Mediante tais ocorrências, torna-se altamente sugestivo que analisemos suas reais características, no intuito de aperfeiçoarmos nossos conhecimentos e, sobretudo, colocá-los em prática no momento de empregarmos a referida classe. Sendo assim, vejamos:


Eu o amo X Eu lhe amo – Mesmo que os pronomes oblíquos o, a, os, as, lhe, lhes funcionem como complementos verbais, primeiramente temos que analisar a transitividade verbal. Portanto, o verbo amar classifica-se como transitivo direto:

Eu o amo.


Para mim fazer X Para eu fazer – Sabemos que o pronome pessoal do caso reto funciona como sujeito de uma oração, e o pronome oblíquo , como objeto. Logo, o correto é dizermos:
 
Para eu fazer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A garota penteou seus cabelos X A garota penteou os cabelos – Neste caso, a  ideia de posse já vem explícita, ou seja, os cabelos que foram penteados pertencem à própria pessoa. Assim sendo, não é necessário o uso do pronome, isto é:

A garota penteou os cabelos.


Quando for ligar o computador, verifique se o mesmo está em perfeitas condições de uso - Mesmo que se trate de algo recorrente, as expressões “o mesmo” e “a mesma” representam uma colocação errônea, pois nesse caso o correto é substituirmos o substantivo “computador” por um pronome pessoal do caso reto. Assim, o discurso, corretamente se manifestaria por:

Quando for ligar o computador, verifique se ele está em perfeitas condições de uso.  


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Discutindo acerca do emprego de alguns pronomes "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/discutindo-acerca-emprego-alguns-pronomes.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola