Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aterrissar ou aterrizar?

As dúvidas verbais são situações frequentes. Aterrissar ou aterrizar? Qual forma verbal devemos usar?

Aterrissar ou aterrizar: uma dúvida verbal
Aterrissar ou aterrizar: uma dúvida verbal
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Certamente você já deve ter ouvido e utilizado os termos aterrissar ou aterrizar para se referir ao ato de descer e pousar em algum lugar. Como as duas formas são comumente empregadas, tanto na fala como na escrita, é normal que a dúvida exista, já que possuem grafias e pronúncias diferentes, apesar de apresentarem o mesmo significado.

Bom, o que você não deve saber é que as duas formas existem e são dicionarizadas, ou seja, ambas são admitidas na modalidade escrita. Porém, a forma “aterrissar”, com ss, é melhor aceita na norma padrão e tem seu uso defendido pelos linguistas, o que não nos impede de usar a forma “aterrizar”, com z. Observe os exemplos:

O avião aterrissará de forma segura, apesar das turbulências durante o voo.
O avião aterrizará de forma segura, apesar das turbulências durante o voo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sonda lunar aterrissou na lua com sucesso.
A sonda lunar aterrizou na lua com sucesso.

O verbo aterrissar é formado a partir da palavra aterrissagem, devendo assim, ser escrito com o dígrafo ss. Já o verbo aterrizar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, quando prefixo e sufixo são acrescentados a uma palavra já existente, dando origem a outra. Observe:

a- + terra + -izar

Os verbos aterrissar e aterrizar são sinônimos do verbo “aterrar”, que pode ser utilizado nas mesmas situações linguísticas, embora não seja habitualmente empregado. Quanto à substantivação dos verbos, existem também as formas, aterrissagem, aterrizagem e aterragem. Apesar da existência das três substantivações, vale observar que o substantivo aterrissagem é mais utilizado.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Luana Castro Alves Perez Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Aterrissar ou aterrizar?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/aterrissar-ou-aterrizar.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas