Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Adeqúo ou Adéquo?

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O verbo “adequar” faz parte dos verbos defectivos, os quais são caracterizados por não possuírem todas as flexões verbais. São conjugados apenas nas formas arrizotônicas, ou seja, nas formas em que o acento tônico ocorre fora da raiz.

Vejamos: a sílaba tônica do verbo “adequar” é “quar”, logo, as formas em que o acento recaí sobre a sílaba anterior “de” não podem ser empregadas. É o caso das orações “Eu não me adéquo a este tipo de avaliação” ou ainda “Eu não me adeqúo a este tipo de avaliação”. Neste último caso em que o acento incide em “qu”,o emprego também é equivocado, uma vez que o verbo é usado nas formas em que a tônica surge após o “qu”, como em: adequamos, adequado.

Este verbo é conjugado no presente do indicativo apenas nas 1ª e 2ª pessoas do plural, na segunda pessoa do plural do imperativo (adequai), não possuindo flexões no presente do subjuntivo. Quanto às outras formas permanece dentro dos padrões usuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Isso ocorre também com outros verbos, como: abolir, banir, colorir, demolir, feder, latir.

Estes verbos não são conjugados em todas as formas verbais por uma série de motivos. Alguns porque ocasionariam equívocos com conjugações de outros verbos, outros por motivo de eufonia ou emprego pejorativo e outros mais porque não são usuais na língua.

Observamos o verbo “adequar” conjugado com mais frequência no modo infinitivo (adequar) e no particípio (adequado). Contudo, como exposto acima, é frequente o uso deste verbo em outros tempos, modos e pessoas, como: adéqua, adeqúo, adeqúa.

Por mais que o verbo “adequar” possa vir a ser aceito pelos gramáticos, devido a seu uso habitual, é melhor que por enquanto seja substituído por sinônimos ou acompanhado de um auxiliar: adaptar, acomodar, ajustar, quero adequar, procuro adequar, esteja adequado.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Sabrina Vilarinho Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Adeqúo ou Adéquo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/adequo-ou-adequo.htm. Acesso em 23 de junho de 2024.

De estudante para estudante