PUBLICIDADE
Os adjetivos adverbializados retratam um fato linguístico no qual se reconhece a mudança de uma dada classe gramatical para outra.
O processo de formação de palavras pode ser estudado no texto “Derivação” e, em se tratando dos aspectos nele abordados, é possível conferir, sobretudo, a derivação imprópria, que será útil para o entendimento deste conteúdo.
Sendo assim, como não há nada de tão “novo”, confira agora as características que se referem ao fato de os adjetivos passarem de tal classe para a classe dos advérbios. Analise os enunciados dispostos a seguir:
Os alunos chegaram apressados.
As alunas chegaram apressadas.
O aluno chegou apressado.
A aluna chegou apressada.
De acordo com nossa percepção, temos um predicado verbo-nominal, visto que se trata de um verbo de ação e estado, concomitantemente. Sendo assim, os termos apressado/ apressada/ apressados/ apressadas representam o predicativo do sujeito, haja vista que o verbo indicando estado não está explícito, mas encontra-se subentendido.
Ou seja:
Os alunos chegaram (e estavam) apressados...
Mas, afinal, como determinar o valor de advérbio? Transformando os enunciados:
Os alunos chegaram apressadamente.
As alunas chegaram apressadamente... E assim por diante (levando em conta a mudança de gênero e número)
Ora, “apressadamente”, além de terminar com o sufixo “-mente”, representa a condição essencial para ser classificado como advérbio. Logo, de acordo com os exemplos anteriormente citados, a qualidade (na condição de adjetivo – apressado...) passou a ocupar a função de advérbio.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras