Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Participação feminina no mercado de trabalho

Geografia

O número de mulheres que ocupam postos de trabalho no Brasil cresceu, contudo, a participação feminina no mercado de trabalho ainda é reduzida.
As profissões historicamente femininas estão entre as que possuem menor remuneração e status social
As profissões historicamente femininas estão entre as que possuem menor remuneração e status social
PUBLICIDADE

No Brasil, a participação da mulher no mercado de trabalho tem crescido anualmente. Nas últimas décadas, o número de mulheres empregadas com carteira assinada mais que dobrou. Entretanto, os tipos de ocupação, os cargos e os salários dessas mulheres não acompanharam a evolução do número de postos de trabalho. Existe ainda uma enorme distância entre homens e mulheres nesse cenário.

Ocupações “tipicamente” femininas

As profissões historicamente relacionadas com as mulheres, como o trabalho doméstico, são as que possuem menor remuneração. Na educação, por exemplo, há uma divisão clara. Os professores que atuam em escolas particulares, no Ensino Médio, onde está centrada a melhor remuneração, são em sua maioria homens. Nas escolas públicas, nos estágios da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, onde estão as menores remunerações, temos quase que unicamente mulheres exercendo a docência.


Os tipos de ocupação, os cargos e os salários das mulheres ainda são muito inferiores aos oferecidos aos homens

As mulheres ainda ganham menos que os homens para realizar o mesmo tipo de trabalho, e os cargos de chefia e com melhores condições laborais são destinados aos homens. Mesmo tendo mais anos de escolaridade que os homens, as mulheres ganham em média 30% a menos que seus colegas do sexo masculino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acúmulo de papéis

Outro aspecto importante e que não envolve apenas o mercado de trabalho é que as mulheres, mesmo exercendo profissões remuneradas, ainda continuam sendo as únicas responsáveis pelas tarefas domésticas e educação dos filhos. Conciliar a vida profissional e as atividades da vida pessoal ainda é um desafio muitas vezes impossível para as mulheres trabalhadoras. Esse provavelmente é um dos principais fatores que favorecem a perpetuação desse panorama desigual.*

Possibilidades

Políticas públicas que promovam a criação e ampliação do número de creches e pré-escolas são urgentes, já que constituem recurso efetivo de diminuição da carga e da quantidade de atividades de cuidado realizadas pela mulher.

É necessário também discutir e alertar para a necessidade da promoção da igualdade de gênero e de distribuição mais equilibrada dos históricos papéis sociais de homem e mulher. A dicotomia mulher-cuidadora versus homem-provedor precisa ser superada por meio do diálogo e da ação. Homens e mulheres podem e devem conviver de maneira mais harmônica no universo do trabalho remunerado e das responsabilidades familiares.

*Relatório: O Desafio do Equilíbrio entre Trabalho, Família e Vida Pessoal - OIT - Pnud

Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Participação feminina no mercado de trabalho"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/participacao-feminina-no-mercado-trabalho.htm. Acesso em 28 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Confira uma análise sobre a importância da mulher na sociedade, as conquistas no âmbito da igualdade de gênero e os problemas ainda enfrentados.
O crescimento da quantidade de mulheres no mercado de trabalho.
Clique aqui e entenda o que é desemprego. Conheça os tipos e as possíveis causas dessa situação delicada que atinge milhões de pessoas pelo mundo.
A família, enquanto grupo e fenômeno social, tem passado por uma forte transformação. Conheça os sinais dessa reformulação clicando aqui!
A história do movimento feminista é dividida em três momentos.
Os papéis sociais atribuídos a certos indivíduos demonstram certas características de uma sociedade. Neste texto, você entenderá tudo sobre eles!
Os pais têm papel fundamental na educação de seus filhos, seja no ambiente familiar como no escolar. Mas como podem exercer este papel? Clique aqui!
Entenda o que é trabalho informal. Conheça alguns exemplos desse tipo de trabalho. Entenda as vantagens e desvantagens dessa prática trabalhista.
Conheça um pouco mais sobre a violência contra a mulher, suas causas, formas, consequências e dados desse tipo de violência no Brasil.