Topo
pesquisar

Formação da Terra segundo os chineses

Geografia

A explicação sobre a formação da Terra, segundo os antigos chineses, é dada comparando a Terra a um ovo.
PUBLICIDADE

Existem várias explicações sobre o surgimento da Terra, isso sempre fez parte da curiosidade do homem ao longo da história, seja no passado ou mesmo no presente. Muitas foram as explicações dadas. Diante disso os antigos chineses, através de sua mitologia, elaboraram aquilo que eles acreditavam ser o Universo e o planeta Terra. Dentro da mitologia chinesa o Universo é explicado com um ovo posicionado na vertical.

O céu era semelhante a uma tigela côncava que corresponde à superfície interna da casca. A Terra, descrição dada pelos chineses, era semelhante a uma gema de ovo, que desloca sobre o oceano primitivo, que completava a parte encontrada por de baixo da casca.

No centro do ovo habitava Pan-Ku, esse era um gigante que no decorrer de dezoito mil anos aumentou seu tamanho diariamente em muitos metros. Com o crescimento de Pan-Ku, a casca do ovo rompeu e quebrou, distanciando o céu da Terra, até levar Pan-Ku à morte.

A cabeça de Pan-Ku transformou-se em uma grande montanha sagrada, os olhos deu origem ao sol e também à lua, e os cabelos do gigante tornaram-se árvores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

O ovo cósmico
O ovo cósmico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Formação da Terra segundo os chineses "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formacao-terra-segundo-os-chineses.htm. Acesso em 19 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola