Topo
pesquisar

Território da Austrália

Geografia

O território da Austrália é bastante extenso, o que possibilita a grande diversidade climática e de vegetação existente nesse país.
PUBLICIDADE

A Austrália é um país da Oceania situado a sudoeste do continente, encontra-se localizado totalmente no hemisfério sul. Seu território ocupa uma área de 7,6 milhões de km², que parece uma imensa ilha envolvida pelos oceanos Índico e Pacífico.

Os países mais próximos são Nova Zelândia, ao sul; Vanuatu, a leste; Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Indonésia, ao norte. O território é cortado pelo Trópico de Capricórnio, desse modo, uma parte do país encontra-se na zona temperada e a outra na zona tropical ou intertropical.

A superfície do território australiano é marcada por uma formação planáltica muito antiga, denominada de planalto Ocidental australiano, o qual não apresenta grandes altitudes em razão de intensos processos erosivos. Por essa razão não existem altitudes elevadas no país. O ponto culminante do país é denominado de cordilheira Australiana, o local é chamado de Kosciusko, com 2.230 metros de altitude. As planícies encontram-se entre o planalto Ocidental e a cordilheira Australiana, elas recebem o nome de planícies Centrais, região que corta dois importantes rios, o Murray e o Darling.
 


Pico culminante da Austrália, o Kosciusko, com 2.230 metros de altitude.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O território do país é extenso, por esse motivo existem diversas características climáticas, como o árido, semiárido, tropical, tropical úmido e subtropical. Majoritariamente, os climas que predominam são, em geral, secos e quentes, fator que explica a existência de dois desertos, Gibson e Vitória. O clima tropical apresenta uma incidência de precipitação concentrada na estação do verão. O tropical úmido é caracterizado pela elevada umidade e não possui estação seca durante o ano. Já o clima subtropical apresenta uma característica semelhante ao mediterrânico, com inverno chuvoso e verão quente e seco.
 


Deserto de Gibson

As condições climáticas referidas determinam a disposição da vegetação ao logo do território, por exemplo, onde o clima é árido ou semiárido a cobertura vegetal é constituída por estepes e arbustos xerófilos. Já nas partes mais úmidas existem florestas tropicais ou subtropicais.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Austrália - Países - Geografia - Brasil Escola

Urulu e o deserto australiano
Urulu e o deserto australiano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Território da Austrália"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-naturais-australia-1.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola