Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Desvio angular mínimo

No estudo da Óptica definimos o desvio angular como o ângulo associado ao desvio da luz do seu trajeto quando da incidência no prisma.

Desvio da luz produzida por um prisma de secção triangular
Desvio da luz produzida por um prisma de secção triangular
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Na Física definimos um prisma como sendo qualquer sólido transparente, limitado por faces planas não paralelas, que seja capaz de separar a luz branca, que incide sobre ele, em vários feixes coloridos. O conjunto dos feixes coloridos produzidos pela refração da luz branca no prisma é conhecido como espectro da luz.

Vimos que quando um raio de luz monocromática incide sobre um prisma, atravessando-o, esse raio sofre duas refrações, uma na primeira face (face incidente) e a outra refração ocorre na segunda face (face emergente). Tanto a primeira refração quanto a segunda podem ser determinadas através da Lei de Snell-Descartes.

Vamos agora imaginar, ou melhor, supor, que um raio de luz monocromática (ou seja, raio de luz formada por apenas uma cor, por exemplo, a luz amarela) incida sobre uma das faces do prisma formando um ângulo i em relação à reta normal e emerja formando um ângulo i’, também em relação à reta normal à face do prisma. Chamamos de Δ (delta) o desvio angular. Caso façamos o ângulo de incidência i variar, veremos que o desvio angular Δ também sofrerá variação. Vejamos a figura abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trajetória do raio de luz monocromática atravessando o prisma

Pela figura podemos ver que quando o desvio angular possui um valor muito pequeno, o ângulo de incidência i e o ângulo de emergência i’ são congruentes. Sendo assim, temos:

m⇒ i=i'

Sendo i = i’, podemos dizer que, de acordo com a Lei de Snell-Descartes, nas faces do prisma o ângulo de refração r é igual ao ângulo de refração r’ (r = r’). Nessas condições podemos escrever matematicamente que:

A=2r   e   ∆m=2i-A

Resumindo, considerando que o desvio angular seja mínimo, temos:

i=i'

r=r'

A=2r

m=2i-A


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Desvio angular mínimo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/desvio-angular-minimo.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante