Topo
pesquisar

Jet Ski

Educação Física

Para conduzir um jet ski, é necessário que a pessoa seja portadora de uma habilitação autorizada pela Marinha brasileira.
O termo jet ski foi cunhado a partir da empresa fabricante Kawasaki
O termo jet ski foi cunhado a partir da empresa fabricante Kawasaki
PUBLICIDADE

O jet ski é uma máquina com motor movido a combustível que tem a capacidade de carregar uma ou duas pessoas sobre a água. É por isso que ele também é conhecido como motocicleta aquática, já que as semelhanças entre essa máquina e a motocicleta são muitas. A exceção é que a motocicleta promove a locomoção em meio terrestre, e o jet ski, em ambiente aquático.

Origem do nome

O termo jet ski foi cunhado a partir da empresa fabricante Kawasaki. Tamanha foi a popularidade ganha que, a partir de então, todas as motos aquáticas, quaisquer que fossem seus fabricantes, ficaram conhecidas pelo mesmo nome do produto Kawasaki. O jet ski tem um tipo de funcionamento bastante particular: a inexistência de leme – instrumento responsável por proporcionar o direcionamento de embarcações – revela que a direção é propiciada por meio de jatos propulsores, ou seja, apenas é possível alterar a direção de um jet ski quando o condutor está acelerando-o.

Competições

Inicialmente usado para o lazer, mais tarde os usuários da moto aquática começaram a se organizar e montar minicompetições, apenas por divertimento. Em meados de 1990, apoiados pela Kawasaki – até então a única empresa fabricante do produto – alguns usuários uniram-se e montaram a Associação Internacional de Jet Ski, cujo propósito era o de promover competições oficiais para esse público. Mais tarde, outras empresas também passaram a fabricar as motos aquáticas, como a Bombardier e a Yamaha, e a associação internacional passou a incluir em seu quadro de filiados também os portadores de jet skis das outras marcas. No Brasil, a organização que representa esse esporte é a Associação Brasileira de Jet Ski, fundada em 1992.

Jet Ski no Brasil

No Brasil, tanto a prática do jet ski quanto o simples fato de portar o equipamento são motivos de regulamentação específica. Para conduzir uma moto aquática é necessário que a pessoa seja portadora de uma habilitação autorizada pela Marinha brasileira e, para isso, é preciso que esse condutor tenha mais de 18 anos de idade e deve sempre utilizar colete salva-vidas adequado para a sua massa corporal. Além disso, a moto aquática deve estar registrada em delegacia regional. Por motivo de possíveis acidentes, o uso de jet ski a menos de 200 metros da costa não é permitido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas oficiais

As provas oficiais desse esporte são divididas em três modalidades diferentes: circuito fechado, slalon e endurance. Cada uma dessas modalidades é segmentadas em categorias, que variam por graus de habilidade – iniciantes e avançado – e por modelo de jet ski.

  • Circuito fechado: a organização da prova coloca boias vermelhas demarcando o circuito a ser percorrido. Os competidores posicionam-se lado a lado na linha de partida e vence aquele que cumprir a quantidade de voltas estipulada pela organização em menor tempo. Deve-se ressaltar que o número de voltas é variável de acordo com o nível técnico dos pilotos. Outra divisão é a partir do modelo de jet ski que eles apresentam: são divididas categorias também de acordo com as cilindradas da máquina pertencente ao piloto;
  • Slalon: prova também conhecida como corrida contra o relógio. Para essa prova, são dispostas as boias em zigue-zague. A função do competidor é realizar o trajeto ida e volta no menor tempo possível;
  • Endurance: trata-se de uma prova de longa duração. A competição ocorre em duplas, por jet ski, e são permitidas paradas para abastecimento, troca de pilotos ou reparos na máquina.

 

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Jet Ski"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/jet-ski.htm. Acesso em 26 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola