Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Por que sentimos sono depois de comer?

A manifestação do sono após o almoço
A manifestação do sono após o almoço
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo.

A concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino) faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado. Também acontece a interrupção do estado de alerta cerebral. Essa interrupção acontece por causa do açúcar presente nos alimentos que faz com que as células nervosas, que nos deixam alertas, parem de liberar os sinais necessários para tal estado. Dessa forma, o açúcar faz com que as células nervosas enviem ao cérebro o estado de saciedade que promove o ciclo descrito acima e conseqüentemente o sono.

Por causa dos efeitos promovidos pelo açúcar é que se recomenda diminuir a ingestão de alimentos ricos em glicose nas refeições, principalmente no almoço quando ainda se tem algo para fazer, para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Por que sentimos sono depois de comer?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-que-sentimos-sono-depois-comer.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante