Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia Mundial da Oração

O Dia Mundial da Oração é uma data comemorativa cristã que celebra a oração. Foi criada, na década de 1920, por iniciativa de mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá.

Mãos em posição de oração em cima de bíblia
O Dia Mundial da Oração é comemorado na primeira sexta-feira do mês de março.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Mundial da Oração é uma data comemorativa não oficial e celebrada por cristãos protestantes, católicos e ortodoxos. Sua celebração acontece na primeira sexta-feira do mês de março, e a liturgia é realizada por um comitê responsável pela organização da data.

A celebração foi criada por mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá que queriam apoiar o trabalho missionário. A oficialização do dia se deu em 1927, quando começou a ser internacionalizado. No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado na década de 1930.

Leia mais: Madre Tereza de Calcutá — importante personalidade da Igreja Católica, dedicou sua vida a ajudar pobres e doentes

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Dia Mundial da Oração

  • O Dia Mundial da Oração é uma data comemorativa cristã e celebrada por protestantes, católicos e ortodoxos.

  • Sua celebração acontece na primeira sexta-feira do mês de março.

  • Foi criado por mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá.

  • Oficialmente a data surgiu em 1927, quando começou a ser internacionalizada sua celebração.

  • No Brasil, o Dia Mundial da Oração foi celebrado, pela primeira vez, em 1938.

Origem do Dia Mundial da Oração

O Dia Mundial da Oração é uma data comemorativa não oficial proposta pela primeira vez no século XIX. A proposta para a criação dessa data partiu de um coletivo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e do Canadá, em 1887, como meio de fornecer apoio para mulheres que atuavam em ações missionárias.

A criação desse dia partiu de mulheres ligadas à igreja presbiteriana no ano mencionado, sendo depois acompanhada de ações do tipo por mulheres batistas, em 1891; e por mulheres de diversas denominações cristãs, em 1897. O foco de todas essas iniciativas era fornecer apoio às mulheres em missão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As ações relacionadas à oração conjunta dos fiéis no Canadá e nos Estados Unidos levaram à formação de um Comitê do Dia Mundial da Oração, na década de 1920, para que o culto em celebração à data fosse estabelecido. Em 1922, os comitês canadense e norte-americano decidiram unificar suas celebrações para o mesmo dia.

Entende-se que o Dia Mundial da Oração surgiu em 1926, quando a liturgia usada nos cultos que celebravam o Dia da Oração no Canadá e nos Estados Unidos começou a ser difundida pelo mundo, mas sua primeira celebração se deu apenas em 1927.

Em 1968, um comitê internacional foi criado para a celebração desse dia, sendo definido que esse comitê se reuniria a cada quatro anos. Esse comitê decidiu que o Dia Mundial da Oração seria celebrado anualmente na primeira sexta-feira do mês de março. A partir de 1969, a celebração do dia também passou a ser realizada por católicos, uma vez que a União Mundial de Organizações Católicas passou a fazer parte da celebração.

Leia mais: Filosofia patrística — desenvolveu os primeiros passos da doutrina cristão

Qual o objetivo do Dia Mundial da Oração?

Quando a data foi proposta e começou a ser celebrada nos Estados Unidos e Canadá no final do século XIX, os grandes objetivos da celebração eram:

  • Dar apoio às ações missionárias, sobretudo às mulheres que estavam envolvidas nelas.

  • Atender às necessidades de mulheres e crianças.

  • Garantir a paz mundial por meio da obra missionária.

Importância do Dia Mundial da Oração

O Dia Mundia da Oração é uma celebração cristã, sendo que, para cristãos (protestantes ou católicos), a celebração ressalta os valores da oração como forma de devoção dentro dessas religiões. Além disso, a data é vista como uma maneira de apoiar ações missionárias pelo mundo e de lutar pela justiça e paz.

Dia Mundial da Oração no Brasil

No Brasil, a celebração do Dia Mundial da Oração só se iniciou na década de 1930. Ela foi trazida para o Brasil por iniciativa de fiéis que faziam parte da igreja presbiteriana, sendo celebrada pela primeira vez aqui em 1938.

Quais são as seis maiores religiões do mundo?

Atualmente, as seis maiores religiões do planeta são as seguintes:

  1. cristianismo: 2,4 bilhões de fiéis;

  2. islamismo: 1,9 bilhão de fiéis;

  3. hinduísmo: 1,2 bilhão de fiéis;

  4. budismo: 500 milhões de fiéis;

  5. xintoísmo: 100 milhões de fiéis;

  6. vodu: 60 milhões de fiéis.

Leia mais: Afinal, qual a diferença entre religião e seita?

Curiosidades sobre o Dia Mundial da Oração

  • Atualmente, é celebrado em mais de 150 países.

  • Estima-se que cerca de 1,5 milhão de cristãos participem da celebração do Dia Mundial da Oração.

  • Helen Kim, da Coreia, foi a primeira pessoa de fora dos Estados Unidos e Canadá a escrever a liturgia do culto do Dia Mundial da Oração.

Fontes

REDAÇÃO. What is World Day of Prayer? Disponível em: https://wicc.org/world-day-of-prayer/what-is-wdp/

REDAÇÃO. Our History. Disponível em: https://wicc.org/about-us/our-history/

REDAÇÃO. The story of the International Comittee for World Day of Prayer. Disponível em: https://worlddayofprayer.net/uploads/7/4/0/5/74052031/the_story_of_the_international_committee_for_world_day_of_prayer.pdf

REDAÇÃO. Origens do Dia Mundial da Oração. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/dia-mundial-de-oracao-dmo/origens-do-dia-mundial-de-oracao-1

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Dia Mundial da Oração"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-da-oracao.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante