Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

23 de outubro – Dia da Força Aérea Brasileira

O Dia da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro, é uma data comemorativa que celebra a importância da FAB. O dia foi escolhido em referência a Santos Dumont.

Parte de avião da Força Aérea Brasileira.
A Força Aérea Brasileira foi criada em 1941 e seu dia é celebrado em 23 de outubro.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia da Força Aérea Brasileira é uma data comemorativa celebrada em 23 de outubro. Essa data acontece junto do Dia do Aviador, estabelecido durante o governo de Getúlio Vargas, em 1936. As duas datas são celebradas nesse dia como homenagem a Santos Dumont, aviador brasileiro que realizou seu primeiro voo em 23 de outubro de 1906.

 A Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das três forças que compõem as Forças Armadas Brasileiras, sendo responsável pelo comando da Aeronáutica. Foi fundada, em 1941, como resposta do governo brasileiro à Segunda Guerra Mundial em curso. Atualmente, a FAB é fundamental no monitoramento do território brasileiro.

Leia também: 19 de abril — Dia do Exército Brasileiro

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia da Força Aérea Brasileira

  • O Dia da Força Aérea Brasileira é uma data comemorativa celebrada em 23 de outubro.

  • Essa celebração acontece junto de outra: o Dia do Aviador.

  • As duas datas são celebradas em 23 de outubro em homenagem a Santos Dumont.

  • A Força Aérea Brasileira (FAB) foi criada pela ditadura de Vargas, em 1941.

  • A FAB tem papel fundamental no patrulhamento do litoral e das fronteiras brasileiras.

Por que 23 de outubro é o dia da Força Aérea Brasileira (FAB)?

O Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorre em 23 de outubro, sendo suas celebrações acompanhadas por outra data comemorativa, a do Dia do Aviador. O 23 de outubro se consolidou como um momento de prestar homenagens à Força Aérea Brasileira, importante força militar que atua em nosso país.

A escolha do dia levou em consideração quando Santos Dumont, grande aviador brasileiro, realizou o seu voo com o 14-Bis, avião que lhe rendeu o mérito de ter sido o primeiro ser humano a voar em uma aeronave. Esse evento aconteceu no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, capital da França.

O feito realizado por Dumont é questionado por muitos que consideram o irmãos Wright os primeiros a realizarem um voo em uma aeronave. Polêmicas à parte, o feito de Santos Dumont tem grande importância para o Brasil, o que ficou ressaltado com a criação de uma data comemorativa em homenagem ao aviador por meio da Lei nº 218/1936.

Essa lei instituiu o Dia do Aviador, e, anos depois, quando a FAB foi criada, esse dia passou também a ser utilizado como momento de celebração de nossa força aérea.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem da Força Aérea Brasileira (FAB)

A Força Aérea Brasileira é uma das três forças que compõem as Forças Armadas do Brasil, sendo aquela responsável pelas operações aeronáuticas. A criação de uma força aeronáutica era uma demanda que se estabeleceu em nosso país desde a década de 1920, em um contexto que o avião havia se transformado em arma de guerra.

Essa ideia ganhou força com a popularização de forças aéreas nas grandes nações europeias, mas uma resposta efetiva do poder público só aconteceu na década de 1940. Durante esse período, o Brasil formava pilotos e possuía uma aviação militar no Exército e Marinha voltada para o monitoramento do litoral brasileiro.

Com a Segunda Guerra Mundial, a necessidade de manter uma força militar aeronáutica tornou-se uma urgência, e por isso foi fundado o Ministério da Aeronáutica pela ditadura de Getúlio Vargas em 20 de janeiro de 1941. A força aeronáutica brasileira foi inicialmente nomeada de Forças Armadas Nacionais, sendo posteriormente renomeada para o atual nome.

Com a criação da FAB, o comando das forças aeronáuticas passou a ser centralizado nessa força militar que possuía, na época, mais de 400 aeronaves. Quando navios brasileiros passaram a ser atacados por submarinos alemães, os mares passaram a ser intensamente monitorados pela FAB. Para isso, houve a necessidade de melhorar a frota brasileira.

Atualmente, existem bases da Força Aérea Brasileira espalhadas por diversos estados do Brasil. A frota de aeronaves da FAB é a maior da América Latina, possuindo mais de 700 aeronaves de diferentes tipos, incluindo aviões de combate, de transporte, de reabastecimento aéreo, entre outros.

Leia também: Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

Comemorações do Dia da Força Aérea Brasileira (FAB)

As celebrações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira são bastante importantes para a FAB, por isso, cerimônias são realizadas no dia. Entre as comemorações que geralmente ocorrem, destacam-se cerimônias de solenidade, exposições, desfiles, apresentações aéreas, entre outros tipos de eventos.

Importância da Força Aérea Brasileira (FAB)

A importância da Força Aérea Brasileira pode ser ressaltada por ser a força militar que garante a defesa do espaço aéreo brasileiro, além de realizar missões de patrulha que garantem a proteção do território nacional, evitando violações à soberania brasileira. Essas patrulhas também garantem a defesa do litoral de nosso país.

Além disso, os membros da Força Aérea Brasileira realizam missões de busca e salvamento, procurando vítimas de naufrágio, bem como faz buscas para pessoas desaparecidas em locais de mata e de quedas de aeronaves. Por fim, a FAB também cumpre um importante papel no resgate e transporte de cidadãos em contextos de calamidade, além de transportar as autoridades brasileiras em viagens oficiais.

Quem foi Santos Dumont?

Retrato de Alberto Santos Dumont.
Retrato de Alberto Santos Dumont.

Alberto Santos Dumont é conhecido como patrono da FAB e também como um dos grandes nomes da aviação mundial. Originário de uma cidade do interior de Minas Gerais, Santos Dumont demonstrou grande interesse pela aviação, atuando na construção de dirigíveis e balões por certo período.

Em 1905, ele realizou os primeiros testes para construir uma aeronave, até que desenvolveu o famoso 14-Bis. O primeiro voo, como mencionado, aconteceu em Paris, em 23 de outubro de 1906, percorrendo 60 metros. Em 12 de novembro de 1906, ele realizou outro voo, alcançando uma distância de 220 metros.

Apesar do grande feito e da fama mundial que conquistou, Santos Dumont teve um final de vida melancólico, pois sofria de esclerose múltipla e depressão. Um dos motivos que o desalentava foi o fato de sua invenção ter se transformado em uma arma de guerra. Para saber mais detalhes sobre a biografia de Dumont, clique aqui.

Créditos da imagem:

[1] Tupungato e Shutterstock

Fontes

JORGE, Fernando. As lutas, a glória e o martírio de Santos Dumont. Harper Collins: São Paulo, 2018.

FORÇA AÉREA BRASILEIRA. Competência. Disponível em: https://www.fab.mil.br/competencia.

MINISTÉRIO DA DEFESA. Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira são celebrados na ESG. Disponível em: https://www.gov.br/esg/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/dia-do-aviador-e-dia-da-forca-aerea-brasileira-e-celebrado-na-esg.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei nº 218, de 4 de julho de 1936. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-218-4-julho-1936-398056-publicacaooriginal-1-pl.html#:~:text=Institui%20o%20Dia%20do%20Aviador%2023%20de%20outubro.

FORÇA AÉREA BRASILEIRA. Aviação de Patrulha: Guardiã do litoral brasileiro. Disponível em: https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/40822/AVIA%C3%87%C3%83O%20DE%20PATRULHA%20-%20Avia%C3%A7%C3%A3o%20de%20Patrulha:%20Guardi%C3%A3%20do%20Litoral%20Brasileiro#:~:text=um%20submarino%20italiano.-,A%20Avia%C3%A7%C3%A3o%20de%20Patrulha%20%C3%A9%20essencial%20para%20a%20defesa%20do,a%20prote%C3%A7%C3%A3o%20da%20soberania%20brasileira.  

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "23 de outubro – Dia da Força Aérea Brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-forca-aerea-brasileira.htm. Acesso em 17 de junho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


16 de outubro - Dia da Ciência e Tecnologia

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia da Ciência e Tecnologia. Mesmo diante do domínio da técnica, ainda é bastante discutida a nocividade da tecnologia para a vida humana.
Datas Comemorativas - 2024

19 de abril – Dia do Exército Brasileiro

Clique no link para conhecer o Dia do Exército Brasileiro. Entenda por que se celebra essa data, o que se comemora nela e a importância do Exército.
Datas Comemorativas - 2024

1º de Outubro – Dia Nacional do Idoso

Descubra por que o Dia do Idoso é celebrado, no Brasil, em 1º de outubro e também como essa data relaciona-se com resoluções internacionais sobre o envelhecimento.
Datas Comemorativas - 2024

24 de outubro - Dia da ONU

Você sabia que em 24 de outubro é comemorado o Dia da ONU? Leia e saiba mais sobre esse órgão e sua importância para o mundo!
Datas Comemorativas - 2024

25 de Outubro – Dia internacional contra a exploração da mulher

Aproveite o Dia internacional contra a exploração da mulher para saber mais sobre o assunto!
Datas Comemorativas - 2024

Alberto Santos Dumont

Clique e acesse este texto para saber mais detalhes sobre a vida de Alberto Santos Dumont, conhecido como um dos grandes nomes da aviação no mundo.
Biografia

Brasil na Segunda Guerra Mundial

Clique no link e tenha acesso a informações a respeito da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
História do Brasil

Exército Brasileiro

Clique no texto e conheça mais sobre o Exército Brasileiro. Veja quais os papéis dessa força militar, sua atuação na história e as patentes que a compõem.
Curiosidades

Força Expedicionária Brasileira (FEB)

Saiba o que foi a Força Expedicionária Brasileira e que importância teve no contexto da Segunda Guerra Mundial.
História Geral

Golpe Militar de 1964 e o início da ditadura no Brasil

Clique para saber tudo a respeito do Golpe de 1964: seu contexto histórico, articulação e consequências. Confira ainda um mapa mental completo sobre o tema!
História do Brasil