Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Agosto Verde-Claro

O Agosto Verde-Claro é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde que estabelece o mês de agosto como o de conscientização sobre o linfoma.

Fita verde ao lado do escrito “Agosto Verde-Claro – mês da conscientização sobre o linfoma”.
Agosto Verde-Claro é uma iniciativa de conscientização sobre o linfoma.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Agosto Verde-Claro é uma iniciativa proposta pela Organização Mundial da Saúde, transformando o mês de maio no mês da conscientização sobre o linfoma, câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela proteção do corpo contra doenças e infecções. O objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população sobre a doença.

Além disso, o Agosto Verde-Claro procura informar a população para que essa tenha conhecimentos básicos de como identificar os primeiros sintomas da doença, uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento tenha sucesso.

Leia também: Outubro Rosa — um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Agosto Verde-Claro

  • O Agosto Verde-Claro é uma iniciativa de conscientização sobre o linfoma.

  • Essa iniciativa foi proposta pela Organização Mundial da Saúde.

  • O linfoma é um câncer que afeta o sistema linfático, responsável por proteger o corpo de doenças e infecções.

  • A iniciativa busca informar a população sobre a doença, resultando que um diagnóstico seja possível.

  • O diagnóstico precoce é importante para garantir a eficácia do tratamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o Agosto Verde-Claro?

O Agosto Verde-Claro é uma iniciativa que faz o mês de agosto o de conscientização sobre os linfomas. O linfoma é entendido como um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, que produz as células responsáveis pela imunidade e as conduz por todo o corpo. O linfoma se origina nos linfonodos, os gânglios do sistema linfático.

O linfoma afeta os linfócitos, as células que atuam na proteção do corpo e no combate contra infecções e doenças. Nessa doença, os linfócitos se transformam em células malignas, multiplicando-se de maneira descontrolada e afetando o sistema linfático. Sendo assim, o Agosto Verde-Claro é uma iniciativa que objetiva informar as pessoas sobre os riscos dessa doença e sobre a importância de se procurar ajuda médica nos primeiros sintomas.

Isso porque os especialistas afirmam que o sucesso no tratamento contra os linfomas depende bastante de um diagnóstico precoce. Portanto, quanto mais rapidamente descobre a doença, melhor a chance do paciente superá-la. Existem mais de 40 tipos de linfomas, divididos em linfoma Hodgkin e não-Hodgkin.

A doença pode afetar homens, mulheres e crianças, e estima-se que, por ano, 12 mil pessoas sofram dela no Brasil. A detecção da doença pode ser por meio de sintomas que a sugiram e de alterações em exames laboratoriais, e o diagnóstico é realizado por um médico após uma biópsia.

O linfoma Hodgkin afeta um tipo específico de célula, enquanto o não-Hodgkin afeta diversas células do sistema linfático. O tipo de linfoma altera bastante a forma como o tratamento deve ser conduzido.

Criação do Agosto Verde-Claro

A Agosto Verde-Claro é uma iniciativa estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por cuidar da saúde pública em nível global.

Veja também: Novembro Azul — um movimento internacional relacionado à prevenção e à conscientização sobre o câncer de próstata

Objetivos do Agosto Verde-Claro

O Agosto Verde-Claro é uma iniciativa da OMS que procura ampliar o conhecimento da população acerca do linfoma. Dentro disso, aborda-se os sintomas e a importância de se fazer um diagnóstico precoce para que o tratamento da doença obtenha sucesso. Entre os principais sintomas, estão:

  • inchaço dos gânglios linfáticos (principalmente no pescoço, virilha e axilas);

  • fadiga persistente;

  • perda de peso;

  • febre;

  • coceira na pele etc.

Frases sobre o Agosto Verde-Claro

  • “O câncer é uma doença que destrói o corpo de uma pessoa, mas não consegue destruir o sonho de quem luta pela vida.” (José Guimarães e Silva)

  • “Com o câncer você perde tudo, perde o autodomínio, mas não perde a fé. O céu é pra quem sonha grande, ama grande e tem a coragem de viver pequeno.” (Padre Leo)

Fontes

REDAÇÃO. Agosto verde claro faz alerta sobre linfomas. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/oncomed/oncomed-mt-25-anos-a-favor-da-vida/noticia/2022/08/24/agosto-verde-claro-faz-alerta-sobre-linfomas.ghtml.

REDAÇÃO. Ministério da Saúde reforça conscientização e combate ao linfoma. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/ministerio-da-saude-reforca-conscientizacao-e-combate-ao-linfoma.

REDAÇÃO. OMS institui "Agosto Verde Claro" em alerta aos cânceres do sistema imunológico. Disponível em: https://www.otempo.com.br/interessa/saude-e-ciencia/oms-institui-agosto-verde-claro-em-alerta-aos-canceres-do-sistema-imunologico-1.2011784.s

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Agosto Verde-Claro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/agosto-verde-claro.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante