Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

1º de outubro – Dia Internacional da Música

O Dia Internacional da Música é uma data comemorativa não oficial que foi estabelecida pelo International Music Council como forma de ressaltar a importância da música.

Texto “Dia Internacional da Música – 1º de Outubro” escrito em fundo preto com símbolos que remetem à música.
O Dia Internacional da Música é celebrado no 1º de outubro.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Internacional da Música é uma data comemorativa que foi estabelecida pelo International Music Council (IMC), conselho vinculado à Unesco que atua para usar a música como propagadora da cultura e da paz. Essa data comemorativa ocorre no 1º de outubro e foi celebrada pela primeira vez em 1975.

Sua inauguração foi acompanhada por uma série de ações que visaram dar notoriedade para a celebração e fazer do Dia Internacional da Música um sucesso. A importância da data é ressaltada pelo grande valor cultural e profissional que a música tem em nossas vidas.

Leia também: Tudo sobre o Dia Internacional do Rock

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia Internacional da Música

  • O Dia Internacional da Música é uma data comemorativa celebrada em 1º de outubro.

  • Foi fundado pelo International Music Council, organização vinculada à Unesco.

  • Foi celebrado, pela primeira vez, em 1975, sendo acompanhado por várias ações do IMC.

  • Foi criado com o propósito de promover a música pelo mundo, garantindo sua popularização e seu uso para promover a paz.

O que se celebra no Dia Internacional da Música?

O Dia Internacional da Música é uma data comemorativa que celebra a música e sua importância para as pessoas enquanto meio de lazer e opção cultural. É uma comemoração não oficial celebrada internacionalmente no dia 1º de outubro, sendo conhecida no exterior como International Music Day.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando surgiu o Dia Internacional da Música?

Enquanto data comemorativa não oficial, o Dia Internacional da Música não foi criação de nenhum governo, mas uma data proposta por uma organização conhecida como International Music Council (IMC), vinculada à Unesco e criada, em 1949, com o objetivo de atuar pelo desenvolvimento e popularização da música, além de utilizá-la em programas de promoção da paz.

Essa data comemorativa foi criada em 1975, e sua primeira comemoração foi idealizada por Yehudi Menuhin, músico e presidente do IMC na ocasião. Menuhin agiu para cumprir o que havia sido estabelecido pelo IMC dois anos antes — a necessidade de se criar uma data comemorativa internacional para a música.

Quais os objetivos do Dia Internacional da Música?

Quando foi criado, o Dia Internacional da Música tinha alguns objetivos a serem alcançados, segundo os membros do IMC, os idealizadores da data. O IMC desejava usar a data comemorativa como meio para promover a música em todo o planeta e em todas as camadas da sociedade, usando-a como propagadora da paz e elemento integrador das diferentes culturas.

Atividades realizadas para o Dia Internacional da Música

Na ocasião da primeira celebração do Dia Internacional da Música, o IMC estabeleceu uma série de ações para serem desenvolvidas. As atividades propostas foram pensadas para atender os objetivos traçados pelo conselho, e, por isso, convidou-se músicos de renome internacional para palestrar sobre a importância da música.

Além disso, promoveu-se competições envolvendo artistas e exposições com instrumentos musicais, pôsteres de banda, entre outros. Além disso, incentivou-se os artistas a participarem das ações promovidas pelo IMC e a realizarem voluntariamente concertos musicais.

Para difundir o evento, o IMC fez uso dos meios de comunicação para que o Dia Internacional da Música fosse propagandeado e para que debates fossem realizados sobre a importância de celebrá-lo. Os jornais também foram utilizados na divulgação do evento, e o IMC incentivou os governos a combaterem a poluição sonora, reproduzindo músicas em locais públicos.

Leia também: Woodstock — a história de um dos mais emblemáticos festivais de música da história

Importância do Dia Internacional da Música

O Dia Internacional da Música, apesar de ser uma data simbólica, pode ser um momento para relembrar a importância da música nas nossas vidas, uma vez que, além de meio de lazer, a música pode ser usada como tratamento terapêutico. Ademais, o envolvimento com a música tem um grande valor cultural em nossa sociedade.

A música pode ser também um meio profissional que, inclusive, emprega muitas pessoas em todo o planeta. Além de ser algo prazeroso, a música pode, portanto, ser algo fundamental na vida financeira de muitas pessoas. Por fim, é uma ferramenta de grande valor na promoção da paz entre os povos.

Curiosidades sobre a música

  • Algumas pessoas possuem o que é chamado como “ouvido absoluto”, que permite que uma pessoa identifique facilmente a nota musical em diversos sons.

  • A musicoterapia é um tratamento utilizado para melhorar a saúde e a qualidade de vida de uma pessoa.

  • Estima-se que 5% da população mundial não gostam de música.

Fontes

MINISTÉRIO DA CULTURA. Dia Internacional da Música é comemorado neste sábado (1º). Disponível em: https://www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/noticias/todas-noticias/dia-internacional-da-musica-e-comemorado-neste-sabado-1o.

INTERNATIONAL MUSIC COUNCIL. International Music Day. Disponível em: https://www.imc-cim.org/programme/international-music-day.html.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "1º de outubro – Dia Internacional da Música"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/01-outubro-dia-internacional-musica.htm. Acesso em 17 de junho de 2024.

De estudante para estudante