Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Influência da alimentação na TPM

O tipo de alimentação pode influenciar os sintomas da TPM, pois alguns alimentos podem aumentá-los ou diminui-los.

Alimentos integrais ajudam a aliviar os sintomas
Alimentos integrais ajudam a aliviar os sintomas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Ansiedade, irritabilidade, mudanças de humor, inchaço em algumas regiões do corpo... Esses são sintomas clássicos que grande parte das mulheres costuma ter no período conhecido como tensão pré-menstrual (TPM), que ocorre dias antes do início do ciclo menstrual. Será que tem como diminuir esses sintomas de forma natural? Sim! Alguns alimentos são de grande ajuda!

A nutricionista clínica Jordana Colombo, de Goiânia (GO), ressalta que alimentos que contêm cafeína aumentam a frequência cardíaca, o que causa a agitação e irritabilidade no período. Presunto, salsicha e peito de peru também não são indicados em virtude da grande quantidade de sal e conservantes na composição, os quais ajudam na retenção de líquidos no período em questão.

Por ser estimulante, o café não é indicado na TPM

Por ser estimulante, o café não é indicado na TPM

De acordo com Karin Honorato, nutricionista clínica e esportiva funcional, de Belo Horizonte, alimentos estimulantes, como refrigerantes à base de cola e cacau, estimulam o sistema nervoso, que, muitas vezes, já está desequilibrado. Alimentos refinados, como farinhas e arroz branco, aumentam a insulina no sangue, propiciando a compulsão por doces, diferentemente dos alimentos integrais, que ajudam a diminuir a ansiedade, a irritabilidade e o nervosismo.

O desejo de comer doces costuma aumentar durante a TPM, mas eles não são indicados pelas profissionais. “Alimentos que contêm grande quantidade de açúcares na composição aumentam o processo inflamatório do período”, afirma Jordana.

A nutricionista mineira Karin explica ainda que o açúcar elimina do corpo minerais importantes que ajudam a controlar a vontade de comer doce, como o cromo, e que ajudam a relaxar, como o magnésio e o cálcio. Esses elementos também participam do equilíbrio dos neurotransmissores da tranquilidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo


Então, o que comer?

Para ajudar a ter mais tranquilidade no período, a recomendação é comer banana, geleia real e alimentos integrais, os quais são ricos em vitamina B6 e triptofano. Já para diminuir a dor nos seios – partes do corpo que costumam ficar inchadas antes e durante o período menstrual –, ela indica semente de girassol, que é rica em vitamina E. Por fim, para reduzir a vontade de comer doces, a profissional sugere inserir canela na dieta.

A nutricionista Jordana Colombo preparou uma lista de alimentos permitidos durante a TPM. Anote!

→ Folhas verde-escuras, como couve e brócolis, leite e seus derivados: têm cálcio, o que alivia as dores da cólica menstrual e a irritabilidade;

→ Arroz integral, folhas verde-escuras, brotos germinados e grão-de-bico: possuem magnésio, o que melhora as alterações de humor e a irritabilidade;

→ Ômega 3 e 6 (óleo de peixe do mar, salmão e atum) e semente de linhaça: contêm ácidos graxos, os quais reduzem o inchaço, a perda óssea e diminuem a irritabilidade;

→ Kiwi, acerola, abacaxi, morango, limão, laranja, goiaba e caju: têm vitamina C, que atua na produção de neurotransmissores, na melhora do sono e no controle da ansiedade;

→ Arroz integral, gérmen de trigo, aveia, nozes, amendoim, fígado de boi, folhas verdes e leguminosas: por terem vitamina B6 na composição, auxiliam na diminuição das dores de cabeça e diminuem a irritabilidade. Esses alimentos oferecem melhora na produção de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar.

→ Carnes vermelhas, frango, peixe e frutos do mar: possuem vitamina B12, que combate a anemia. “A falta dessa vitamina pode ocasionar fraqueza e desânimo”, explica a nutricionista.

Por Silvia Tancredi
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Influência da alimentação na TPM"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/influencia-alimentacao-na-tpm.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante