PUBLICIDADE
Ansiedade, irritabilidade, mudanças de humor, inchaço em algumas regiões do corpo... Esses são sintomas clássicos que grande parte das mulheres costuma ter no período conhecido como tensão pré-menstrual (TPM), que ocorre dias antes do início do ciclo menstrual. Será que tem como diminuir esses sintomas de forma natural? Sim! Alguns alimentos são de grande ajuda!
A nutricionista clínica Jordana Colombo, de Goiânia (GO), ressalta que alimentos que contêm cafeína aumentam a frequência cardíaca, o que causa a agitação e irritabilidade no período. Presunto, salsicha e peito de peru também não são indicados em virtude da grande quantidade de sal e conservantes na composição, os quais ajudam na retenção de líquidos no período em questão.
Por ser estimulante, o café não é indicado na TPM
De acordo com Karin Honorato, nutricionista clínica e esportiva funcional, de Belo Horizonte, alimentos estimulantes, como refrigerantes à base de cola e cacau, estimulam o sistema nervoso, que, muitas vezes, já está desequilibrado. Alimentos refinados, como farinhas e arroz branco, aumentam a insulina no sangue, propiciando a compulsão por doces, diferentemente dos alimentos integrais, que ajudam a diminuir a ansiedade, a irritabilidade e o nervosismo.
O desejo de comer doces costuma aumentar durante a TPM, mas eles não são indicados pelas profissionais. “Alimentos que contêm grande quantidade de açúcares na composição aumentam o processo inflamatório do período”, afirma Jordana.
A nutricionista mineira Karin explica ainda que o açúcar elimina do corpo minerais importantes que ajudam a controlar a vontade de comer doce, como o cromo, e que ajudam a relaxar, como o magnésio e o cálcio. Esses elementos também participam do equilíbrio dos neurotransmissores da tranquilidade.
Tópicos deste artigo
Então, o que comer?
Para ajudar a ter mais tranquilidade no período, a recomendação é comer banana, geleia real e alimentos integrais, os quais são ricos em vitamina B6 e triptofano. Já para diminuir a dor nos seios – partes do corpo que costumam ficar inchadas antes e durante o período menstrual –, ela indica semente de girassol, que é rica em vitamina E. Por fim, para reduzir a vontade de comer doces, a profissional sugere inserir canela na dieta.
A nutricionista Jordana Colombo preparou uma lista de alimentos permitidos durante a TPM. Anote!
→ Folhas verde-escuras, como couve e brócolis, leite e seus derivados: têm cálcio, o que alivia as dores da cólica menstrual e a irritabilidade;
→ Arroz integral, folhas verde-escuras, brotos germinados e grão-de-bico: possuem magnésio, o que melhora as alterações de humor e a irritabilidade;
→ Ômega 3 e 6 (óleo de peixe do mar, salmão e atum) e semente de linhaça: contêm ácidos graxos, os quais reduzem o inchaço, a perda óssea e diminuem a irritabilidade;
→ Kiwi, acerola, abacaxi, morango, limão, laranja, goiaba e caju: têm vitamina C, que atua na produção de neurotransmissores, na melhora do sono e no controle da ansiedade;
→ Arroz integral, gérmen de trigo, aveia, nozes, amendoim, fígado de boi, folhas verdes e leguminosas: por terem vitamina B6 na composição, auxiliam na diminuição das dores de cabeça e diminuem a irritabilidade. Esses alimentos oferecem melhora na produção de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar.
→ Carnes vermelhas, frango, peixe e frutos do mar: possuem vitamina B12, que combate a anemia. “A falta dessa vitamina pode ocasionar fraqueza e desânimo”, explica a nutricionista.
Por Silvia Tancredi
Equipe Brasil Escola