Whatsapp

Alimentação Durante a TPM

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

Todos os meses o organismo da mulher passa por variações hormonais decorrentes dos hormônios estrógeno e progesterona, envolvidos na preparação do corpo para engravidar. O resultado é o aparecimento de alguns sinais, conhecidos como TPM (tensão pré-menstrual).

Nesse período, algumas mulheres ficam mais agitadas, têm oscilações de humor, crises de choro sem motivo aparente e, por apresentarem comportamentos mais agressivos, podem ter suas atividades diárias e seus relacionamentos prejudicados. Pode ocorrer também a queda de serotonina, hormônio responsável, entre outras coisas, pela regulação do humor.

Um dos fatores que contribuem para tornar esse período menos estressante é a alimentação. Especialistas aconselham alimentos como os carboidratos (cereais, pão, arroz integral e batata), distribuídos em pequenas porções no decorrer do dia. Alimentos ricos em magnésio, vitamina B6 e cálcio também melhoram os sintomas da TPM.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os alimentos que podem ser bons aliados nesse período são:

• Lentilha, feijões, grão-de-bico, em razão do alto teor de carboidratos e proteínas ainda auxiliam a regular os níveis de açúcar no sangue;
• As vitaminas E e B6 são encontradas em frutos oleaginosos como amendoim, nozes, amêndoa;
• A vitamina A, o cálcio e o magnésio são encontrados na couve, brócolis e couve-de-bruxelas. Alimentos como cenoura e pimentão ajudam a reduzir a hipoglicemia;
• Fruta, além de regular a função intestinal, é uma boa opção para diminuir o desejo de comer doces;
• Folhas, como salsinha e salsão e frutas, como o abacaxi e a melancia, atuam como diuréticos, auxiliando na retenção de líquidos.
 

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Especialistas aconselham alimentos como os carboidratos, para melhorar os sintomas da TPM
Especialistas aconselham alimentos como os carboidratos, para melhorar os sintomas da TPM

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Alimentação Durante a TPM"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/alimentacao-durantetpm.htm. Acesso em 11 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Veja como a alimentação exerce influência sobre os sintomas da TPM (Tensão Pré-menstrual)!