PUBLICIDADE
O Estado de Rondônia é privilegiado em recursos naturais, para compreender a atual configuração é preciso considerar todos os elementos que compõe o funcionamento do ecossistema e suas características básicas (relevo, clima, vegetação e hidrografia).
Relevo
O relevo do Estado de Rondônia é composto basicamente por planícies e planaltos baixos, esses possuem, em média, altitudes que variam entre 90 a 1000 metros em relação ao nível do mar.
Desse modo, o tipo de relevo que predomina no território varia de 100 a 600 metros, isso em, aproximadamente, 94% de toda área estadual, o restante atingem elevações superiores a 600 metros.
No entanto, o relevo apresentado é constituído por quatro unidades geomorfológicas: Planície Amazônica, Setentrional do Planalto Brasileiro, Chapada dos Parecis e Paacás Novos e Vale do Guaporé-Mamoré.
Clima
No território do estado é possível identificar três tipos de climas:
- Equatorial: possui temperaturas elevadas aliadas a uma grande umidade, há somente três meses sem ocorrência de precipitação (chuva). Essa característica climática gera influência no norte do Estado, nas áreas limítrofes com o Estado do Amazonas e entorno de Porto Velho.
- Quente e úmido: consiste em uma grande quantidade calor e muita chuva, o período de seca dura até dois meses.
- Quente e semi-úmido: esse exerce influência restrita a parte oeste do Estado onde estão situados os municípios de Colorado e Cabixi.
Em âmbito mais abrangente, em Rondônia as temperaturas médias anuais variam entre 24° a 26ºC, no decorrer dos meses de junho, julho e agosto a temperatura cai, chegando a atingir até 8ºC, isso acontece devido a passagem de uma frente polar. O mês mais seco é julho e o mais chuvoso é setembro. No Estado, os índices pluviométricos anuais variam entre 1.800 a 2.400 mm.
Vegetação
A cobertura vegetal do Estado é diversificada, apresentando vários tipos de vegetação dos quais se destacam:
Floresta Ombrófila Aberta
Esse tipo de vegetação é a que mais predomina no Estado, principalmente no leste, sul, norte e na área central do território.
As Florestas Ombrófilas são constituídas por quatro fisionomias vegetais (floresta de cipó, palmeiras, bambu e sorocaba).
Floresta Ombrófila Densa
Ocorre em uma área restrita localizada na parte central, é formada basicamente por palmeiras, trepadeiras lenhosas, epífitas e árvores de médio e grande porte.
Floresta Estacional Semidecidual
Esse tipo de cobertura vegetal ocorre no sul do Estado, apresenta árvores em número restrito denominadas de caducifólia (árvores que perdem as folhas na seca ou no inverno).
Cerrado
Existem “manchas” do cerrado no centro do Estado, esse tipo de vegetação é constituído por árvores de pequeno porte, troncos retorcidos, folhas e cascas grossas e raízes profundas.
Vegetação Aluvial
Apresenta-se nos arredores do rio Guaporé, possui características de uma cobertura vegetal formada a partir de arbustos (acácias, mimosa) e herbáceas (junco, rabo-de-burro).
Hidrografia
A rede hidrográfica de Rondônia é composta por três principais bacias e uma secundária.
Bacia do Rio Madeira
O rio principal é o Madeira e seus afluentes principais são: Margem direita:
- rio Ribeirão,
- Igarapé das Araras,
- rio Castanho,
- rio Mutum-Paraná,
- garapé Cirilo,
- rio Jaci-Paraná,
- rio Caracol,
- rio Jamari,
- Igarapé Mururé e
- rio Ji-Paraná.
Já os afluentes da margem esquerda são os rios:
- Albuná,
- rio Ferreiros,
- Igarapé São Simão,
- rio São Lourenço,
- rio Caripunas,
- Igarapé Maparaná,
- Igarapé Cuniã e
- rio Aponiã.
Bacia dos Rios Guaporé e Mamoré
Principais rios: Guaporé e Mamoré.
Bacia do Rio Ji-Paraná
Rio principal: Ji-Paraná.
Bacia do rio Rooselvet, bacia secundária.
Rio principal: Rooselvet.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia