Topo
pesquisar

Tifo endêmico, tifo epidêmico, tracoma e tuberculose

Biologia

PUBLICIDADE

Tifo endêmico (tifo murino): causado pela Rickettsia typi, esta é transmitida pela picada da pulga-do-rato (Xenopsylla cheopis), provocando dores de cabeça, calafrios, febre, dores no corpo e articulações, além de manchas vermelhas por, aproximadamente, quinze dias. Há registros desta doença apenas nos estados da região Sudeste.

Tifo epidêmico (tifo exantemático): provocado pela Rickettsia prowazekii, tem como agente transmissor o piolho-do-corpo (Pediculus humanus corporis). As bactérias liberadas juntamente com as fezes destes artrópodes penetram no corpo por meio de lesões provocadas pelo ato de coçar. Assim, provocam febre alta e persistente, além de manchas avermelhadas pelo corpo. A doença de Brill-Zinsser, caracterizada pelo acometimento do sistema imune, é uma complicação que pode surgir anos depois, com condições de causar a morte do paciente.

Tracoma: inflamação da conjuntiva e córnea provocada pela Chlamydia trachomatis; sendo uma das principais causas de cegueira de indivíduos de países em desenvolvimento. De natureza crônica, provoca lacrimejamento, fotofobia, obstrução da visão e surgimento de folículos na pálpebra superior. A cicatrização deste processo inflamatório altera a conformação dos cílios, permitindo com que estes arranhem a córnea, propiciando a perda da visão, a longo prazo. Sua transmissão se dá pelo contato de olho para olho ou mãos contaminadas; ou indireta, por meio de vestuários ou mosquitos que tiveram contato prévio com os olhos de indivíduos acometidos.

Tuberculose: causada pela Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch, compromete pulmões provocando tosse, febre, fadiga e, em casos mais avançados, expectoração com sangue. Responsável pela morte (e muitas produções) de escritores brasileiros, como Álvares de Azevedo, Castro Alves, Casimiro de Abreu e Manuel Bandeira, pode ser prevenina por meio da vacinação e tratamento dos doentes, já que sua transmissão se dá pela inalação de gotículas respiratórias eliminadas por estes.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

 


Veja mais!
Tuberculose

Reino Monera - Reinos do Mundo Vivo - Biologia - Brasil Escola

Bactéria responsável pela tuberculose.
Bactéria responsável pela tuberculose.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Tifo endêmico, tifo epidêmico, tracoma e tuberculose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tifo-endemico-tifo-epidemico-tracoma-tuberculose.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Tifo é o nome dado a várias doenças causadas por bactérias do gênero Rickettsia. O tipo conhecido como tifo epidêmico é ocasionado pela bactéria Rickettsia prowazekii e é transmitido para o ser humano através

a) da picada de insetos hematófagos.

b) da ingestão de água contaminada.

c) da ingestão de alimentos contaminados

d) das fezes do piolho humano.

e) das pulgas de ratos.

Questão 2

As bactérias são responsáveis por uma grande quantidade de doenças, que podem acometer qualquer parte do corpo. Algumas delas, como a Chlamydia trachomatis, estão relacionadas com infecções oculares que provocam inflamação da conjuntiva e córnea. Entre as alternativas a seguir, marque a que indica corretamente o nome da doença causada por essa bactéria:

a) Sífilis.

b) Tracoma.

c) Clamídia.

d) Tifo.

e) Tricomoníase.

Mais Questões
A tuberculose continua sendo motivo de preocupações até os dias de hoje, apesar de acompanhar a humanidade há muitos séculos.
Doenças e patologias Tuberculose
Você sabia que a tuberculose também pode atingir os olhos?
Doenças e patologias Tuberculose ocular
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola