Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Características da bactéria Staphylococcus aureus

Staphylococcus aureus é uma bactéria causadora de muitas infecções em nosso organismo, inclusive as intoxicações alimentares.

O Staphylococcus aureus é responsável por vários tipos de infecção em nosso organismo
O Staphylococcus aureus é responsável por vários tipos de infecção em nosso organismo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram positiva que cresce na forma de cachos de uva. Essa bactéria é considerada pelos médicos um problema, já que, além de provocar infecções, costumam ser encontradas na pele de até 15% dos seres humanos.

É comum termos em nosso organismo, como pele, boca, nariz, intestino, colônias de bactérias que não nos causam doenças, mas é importante frisar que essas bactérias não causam doenças somente enquanto permanecem restritas a esses locais, pois as colônias são verdadeiros reservatórios de bactérias prontas para invadir o corpo todas as vezes que o sistema imunológico estiver fragilizado.

As bactérias encontradas na pele ficam esperando apenas uma lesão para poderem entrar no corpo, e por isso é extremamente importante lavar bem as feridas, pois vários tipos de infecções no organismo são causados pelo Staphylococcus aureus, e o tipo mais comum é a infecção da pele, cuja porta de entrada pode ser até uma pequena mordida de inseto. O Staphylococcus aureus também é responsável por infecções como impetigo, terçol, furúnculo, foliculite, mastite puerperal entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Staphylococcus aureus também pode invadir o nosso corpo através de alimentos contaminados com as toxinas da bactéria, provocando intensa infecção intestinal, vômitos e diarreia. Esses alimentos podem ser contaminados na hora de sua manipulação (por pessoas que estejam contaminadas com a bactéria em secreções nasofaríngeas, ou com ferimentos nas mãos, abcessos ou acnes). Produtos que não foram cozidos ou refrigerados adequadamente permitem a multiplicação da bactéria e a produção da toxina.

Uma vez em nosso organismo, o Staphylococcus aureuspode não ficar restrito apenas à nossa pele. Se invadir a circulação sanguínea, poderá atingir qualquer órgão, desencadeando infecções graves, sepse e choque séptico. Uma das infeções mais temidas, provocadas pelo Staphylococcus aureus, é a endocardite, no coração, mas outras infecções possíveis são a pneumonia, a pielonefrite e osteomielite.

Infecções causadas por essa bactéria são tratadas com os derivados de penicilina, e nos casos mais graves é feita a internação hospitalar.


Por Paula Louredo
Graduada em Biolgia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Características da bactéria Staphylococcus aureus"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/staphylococcus-aureus.htm. Acesso em 09 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A bactéria Staphylococcus aureus é encontrada normalmente em nosso corpo, principalmente na nossa pele e narinas, sem causar nenhum problema em condições normais. Entretanto, quando a pele é lesionada ou a imunidade cai, por exemplo, essa bactéria pode desencadear algumas doenças.

Entre as doenças a seguir, marque aquela que não é provocada pelo Staphylococcus aureus.

a) Impetigo.

b) Tétano.

c) Pneumonia.

d) Foliculite.

e) Endocardite.

Exercício 2

Atualmente enfrentamos o grande perigo das chamadas superbactérias, bactérias resistentes a uma grande gama de antibióticos. Dentre essas bactérias, destaca-se a Staphylococcus aureus, responsável por grandes surtos de infecção hospitalar.

Analise as alternativas a seguir e marque a única medida que evita os grandes surtos de superbactérias:

a) Não lavar as mãos de maneira adequada.

b) Não isolar pacientes com graves infecções hospitalares.

c) Usar antibióticos para tratar qualquer tipo de infecção.

d) Usar antibióticos até o término do tratamento indicado pelo médico.

e) Permitir o uso de antibióticos sem receita médica.