Por que as zebras são listradas?

Por que as zebras são listradas? Uma pesquisa sugere que essa característica seja uma forma de proteção contra insetos hematófagos.

Diversas teorias já foram criadas para explicar por que as zebras são listradas

Você já se perguntou qual é a função das listras das zebras? Essa questão por anos foi motivo de discussão e debate na comunidade científica, que propôs diversas teorias para explicar esse fato. Desde a criação da teoria da evolução, quando o debate teve início, hipóteses foram criadas, porém sem nenhuma pesquisa realmente voltada para solucionar o mistério.

Inicialmente, as hipóteses mais aceitas eram a da camuflagem e proteção contra predadores. Acreditava-se que esses animais, que são encontrados normalmente em grupos, acabavam confundindo os predadores em razão da grande quantidade de listras. O predador ficava confuso, pois não conseguia diferenciar um indivíduo do outro. Além dessas teorias mais conhecidas, as listras das zebras também foram relacionadas com o gerenciamento de calor e até mesmo com a interação social, uma vez que cada zebra apresenta um padrão único de listras.

O trabalho intitulado The function of zebra stripes, publicado na Nature Communications, em abril de 2014, colocou fim a uma discussão de mais de um século e explicou por que as zebras são listradas. Segundo o artigo de Caro e colaboradores, as listras das zebras funcionam como um repelente natural.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após estudarem sete espécies de zebras, cavalos, asnos e algumas subespécies, bem como os locais em que esses animais viviam. Eles também verificaram a área de distribuição de insetos hematófagos, tais como a mosca-tsé-tsé e os tabanídeos.

Ao analisarem a área em que os insetos e equinos habitavam, foi possível observar que existia uma maior quantidade de animais listrados em locais onde havia uma grande quantidade de insetos. Sendo assim, eles puderam concluir que as listras seriam uma maneira de evitar o ataque das moscas, uma vez que esses insetos evitam superfícies listradas. Eles também perceberam que existia uma quantidade de sangue de zebra menor no interior desses insetos em comparação às outras espécies estudadas. O estudo também analisou as outras teorias já existentes, entretanto, não conseguiu nenhuma evidência para a sua comprovação.

A questão de moscas não gostarem de superfície listrada não é nova e diversos estudos já foram realizados para comprovar essa teoria. Entretanto, maiores pesquisas devem ser feitas para explicar de forma definitiva o motivo pelo qual esses insetos possuem aversão às listras. De qualquer maneira, já está claro que essa característica foi fundamental para o sucesso evolutivo das zebras.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Por que as zebras são listradas?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/por-que-as-zebras-sao-listradas.htm. Acesso em 25 de abril de 2024.