PUBLICIDADE
A polinização pode ser definida como o transporte de pólen do local onde é produzido até a parte feminina da planta. Nas gimnospermas, o transporte é feito até a micrópila dos óvulos e, nas angiospermas, até o estigma da flor. Esse processo não ocorre espontaneamente e é necessária a atuação dos polinizadores.
→ O que são polinizadores?
Polinizadores são agentes capazes de levar o pólen até o local em que se encontra o gameta feminino, o que possibilita, assim, a polinização. Esses agentes podem ser fatores abióticos, como o vento e a água, ou, ainda, fatores bióticos, que é o caso dos animais.
Nas gimnospermas e angiospermas, os polinizadores são extremamente importantes, pois garantem a reprodução e, consequentemente, impedem a redução da biodiversidade. Sem os agentes polinizadores, todo o equilíbrio ecológico de um ecossistema seria afetado.
→ Diferentes agentes polinizadores
Veja a seguir alguns dos principais polinizadores e algumas características das plantas polinizadas por esses agentes:
-
Vento: é um importante agente polinizador, e a polinização efetuada por ele é denominada anemofilia. Tanto gimnospermas quanto angiospermas são polinizadas pelo vento e, nesse último grupo, destacam-se as monocotiledôneas.
Em geral, as plantas que necessitam do vento para a polinização produzem uma grande quantidade de pólen para aumentar suas chances de sucesso. Além disso, nas angiospermas, percebe-se que as flores anemófilas não possuem cheiro ou cor vistosa. Isso se deve ao fato de essas características não serem necessárias para atrair polinizadores. Outro ponto que merece destaque é que, na maioria das vezes, existem mais flores masculinas que femininas, o que garante uma maior produção de pólen.
-
Água: é também um importante polinizador, e o termo usado para a polinização desse tipo é a hidrofilia. Para que ocorra a polinização pela água, existem diversas estratégias. Em algumas plantas, o pólen é liberado na superfície da água e flutua até a flor mais próxima. Existem ainda aquelas plantas nas quais a polinização acontece sob a água e, nesses casos, é comum que o grão de pólen seja mais longo, além de apresentar um rápido crescimento do tubo polínico.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Animais: diversos animais atuam como polinizadores, tais como mamíferos, pássaros e insetos. A polinização por animais é chamada de zoofilia, e as plantas que necessitam desses agentes geralmente oferecem algumas recompensas, como o alimento. Percebemos, nesses casos, uma alta especialização floral para garantir a visita de seus polinizadores.
Entre os principais grupos de animais polinizadores, podemos citar:
-
Insetos: a polinização por insetos é chamada de entomofilia. Nesse grupo, podemos citar os besouros, as moscas, as vespas, as mariposas e, principalmente, as abelhas. Esses últimos são os insetos de maior importância quando o assunto é polinização. As plantas que necessitam desse agente polinizante possuem, normalmente, flores com uma área de pouso e néctar em quantidade moderada.
-
Pássaros: a polinização por pássaros é denominada de ornitofilia. Em geral, as plantas polinizadas por esses animais apresentam cores vivas (normalmente vermelhas), estrutura resistente e néctar abundante. Essas características garantem a visitação de aves porque elas apresentam boa visão sensível a vermelho, olfato pouco desenvolvido e hábitos diurnos.
-
Morcegos: a polinização feita por morcegos é chamada de quiropterofilia. Esses agentes geralmente atuam polinizando flores esbranquiçadas com grande quantidade de néctar, forte odor durante a noite e rígidas. Essas características são importantes, pois os morcegos apresentam o sentido do olfato desenvolvido e hábitos noturnos.
-
Por Ma. Vanessa dos Santos