UOL - O melhor conteúdo

Polinizadores

Os polinizadores são agentes que garantem a reprodução das gimnospermas e das angiospermas pelo transporte de pólen. Sem esses agentes, a biodiversidade estaria ameaçada.

As abelhas são um dos principais agentes polinizadores conhecidos
As abelhas são um dos principais agentes polinizadores conhecidos
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

A polinização pode ser definida como o transporte de pólen do local onde é produzido até a parte feminina da planta. Nas gimnospermas, o transporte é feito até a micrópila dos óvulos e, nas angiospermas, até o estigma da flor. Esse processo não ocorre espontaneamente e é necessária a atuação dos polinizadores.

→ O que são polinizadores?

Polinizadores são agentes capazes de levar o pólen até o local em que se encontra o gameta feminino, o que possibilita, assim, a polinização. Esses agentes podem ser fatores abióticos, como o vento e a água, ou, ainda, fatores bióticos, que é o caso dos animais.

Nas gimnospermas e angiospermas, os polinizadores são extremamente importantes, pois garantem a reprodução e, consequentemente, impedem a redução da biodiversidade. Sem os agentes polinizadores, todo o equilíbrio ecológico de um ecossistema seria afetado.

→ Diferentes agentes polinizadores

Veja a seguir alguns dos principais polinizadores e algumas características das plantas polinizadas por esses agentes:

  • Vento: é um importante agente polinizador, e a polinização efetuada por ele é denominada anemofilia. Tanto gimnospermas quanto angiospermas são polinizadas pelo vento e, nesse último grupo, destacam-se as monocotiledôneas.

    Em geral, as plantas que necessitam do vento para a polinização produzem uma grande quantidade de pólen para aumentar suas chances de sucesso. Além disso, nas angiospermas, percebe-se que as flores anemófilas não possuem cheiro ou cor vistosa. Isso se deve ao fato de essas características não serem necessárias para atrair polinizadores. Outro ponto que merece destaque é que, na maioria das vezes, existem mais flores masculinas que femininas, o que garante uma maior produção de pólen.

  • Água: é também um importante polinizador, e o termo usado para a polinização desse tipo é a hidrofilia. Para que ocorra a polinização pela água, existem diversas estratégias. Em algumas plantas, o pólen é liberado na superfície da água e flutua até a flor mais próxima. Existem ainda aquelas plantas nas quais a polinização acontece sob a água e, nesses casos, é comum que o grão de pólen seja mais longo, além de apresentar um rápido crescimento do tubo polínico.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Animais: diversos animais atuam como polinizadores, tais como mamíferos, pássaros e insetos. A polinização por animais é chamada de zoofilia, e as plantas que necessitam desses agentes geralmente oferecem algumas recompensas, como o alimento. Percebemos, nesses casos, uma alta especialização floral para garantir a visita de seus polinizadores.

    Entre os principais grupos de animais polinizadores, podemos citar:

    • Insetos: a polinização por insetos é chamada de entomofilia. Nesse grupo, podemos citar os besouros, as moscas, as vespas, as mariposas e, principalmente, as abelhas. Esses últimos são os insetos de maior importância quando o assunto é polinização. As plantas que necessitam desse agente polinizante possuem, normalmente, flores com uma área de pouso e néctar em quantidade moderada.

    • Pássaros: a polinização por pássaros é denominada de ornitofilia. Em geral, as plantas polinizadas por esses animais apresentam cores vivas (normalmente vermelhas), estrutura resistente e néctar abundante. Essas características garantem a visitação de aves porque elas apresentam boa visão sensível a vermelho, olfato pouco desenvolvido e hábitos diurnos.

    • Morcegos: a polinização feita por morcegos é chamada de quiropterofilia. Esses agentes geralmente atuam polinizando flores esbranquiçadas com grande quantidade de néctar, forte odor durante a noite e rígidas. Essas características são importantes, pois os morcegos apresentam o sentido do olfato desenvolvido e hábitos noturnos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Polinizadores"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/polinizadores.htm. Acesso em 28 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Os polinizadores são agentes que garantem o transporte do pólen até o local onde está localizado o gameta feminino da planta. Entre os polinizadores a seguir, marque a alternativa que apresenta o único considerado um agente abiótico.

a) Animais.

b) Água.

c) Insetos.

d) Pássaros.

e) Morcegos.

Exercício 2

Um aluno observou uma flor com grande quantidade de néctar, com um odor muito acentuado durante a noite, resistente e sem coloração atrativa (esbranquiçada). Ao analisar essas características, ele chegou à conclusão de que o polinizador era, provavelmente:

a) uma abelha.

b) um beija-flor.

c) uma vespa.

d) um morcego.

e) o vento.

Exercício 3

Um aluno, ao analisar a flor de uma espécie da família Poaceae, verificou que ela não possuía perianto e odor e as anteras estavam expostas e conectadas a longos filetes. Ele concluiu que a flor, provavelmente, não sofria o processo de polinização por animais. Esse aluno está correto?

a) Não, pois a flor poderia atrair, por exemplo, morcegos, que são mais ativos à noite e não conseguem perceber cores fortes.

b) Não, pois as características citadas são de flores polinizadas por abelhas.

c) Não, pois besouros são amplamente atraídos por flores sem perianto e sem cheiro.

d) Sim, pois as características não são atrativas para animais e, dessa forma, a polinização, provavelmente, é feita pelo vento.

e) Sim, pois as características da flor sugerem que ela não sofre nenhum processo de polinização.

Exercício 4

(UFMS) As coníferas constituem um grupo de plantas lenhosas que tiveram o apogeu de seu desenvolvimento na era Mesozoica. Esse grupo ocorre principalmente em regiões de clima temperado do hemisfério Norte, onde há predomínio da família Pinaceae (Pinus sp), utilizada nas indústrias de celulose e confecções de móveis. No Brasil, o principal representante nativo é da família Araucariaceae (Araucaria angustifolia – pinheiro do Paraná), típica da região Sul e utilizada na alimentação (pinhão). Como características dos pinheiros, citam-se:

a) Presença de flores, óvulos protegidos por ovário, lenho constituído por fibras e traqueides, polinização pelo vento.

b) Presença de flores, óvulos protegidos por ovário, lenho constituído por traqueides e elementos de vasos, polinização especializada.

c) Ausência de flores, óvulos não protegidos por ovário, lenho constituído por fibras e traqueides, polinização pelo vento.

d) Presença de flores, óvulos não protegidos por ovário, lenho constituído por fibras e traqueides, polinização pelo vento.

e) Ausência de flores, óvulos não protegidos por ovário, lenho constituído por fibras e traqueides, polinização especializada.