Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como é feito o parto na água e quais as suas vantagens?

O parto na água é uma modalidade de nascimento em que a mulher fica dentro da água e o bebê chega ao mundo por meio aquático, assim como estava no útero.

No Brasil, poucos hospitais oferecem esse tipo de parto
No Brasil, poucos hospitais oferecem esse tipo de parto
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O parto na água é uma forma de parto em que a mãe fica dentro de uma banheira com água aquecida entre 36°C e 37°C, cobrindo toda a barriga. Nesse tipo de parto, o ambiente fica à meia luz e o pai ou acompanhante pode ficar dentro da banheira apoiando a futura mamãe.

Vantagens do parto na água para o bebê:

Esse tipo de parto é muito natural para o bebê, pois ele chega ao mundo envolvido pela água que está aquecida, assim como estava dentro do útero. Alguns médicos afirmam que esse tipo de parto é perigoso, pois a criança pode aspirar água, mas outros médicos rebatem essa afirmação dizendo que esse tipo de parto é seguro, e que o bebê, ao sair da barriga da mãe, ainda respira por cerca de 20 segundos através do cordão umbilical, até que seus pulmões se expandam e ele passe a respirar sozinho, não correndo o risco de se afogar.

Vantagens do parto na água para a futura mamãe:

O parto na água é muito vantajoso para a futura mamãe, pois a água morna causa aumento da irrigação sanguínea, diminuição da pressão arterial, além de relaxamento muscular, o que alivia as dores das contrações, facilitando a saída do bebê.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comparando-se o parto na água com o parto normal, o primeiro costuma ser mais rápido e menos dolorido do que o segundo, além de ser mais tranquilo para o bebê.

É importante lembrar que esse tipo de parto não é recomendado em: trabalho de parto prematuro; sofrimento fetal; presença de mecônio; mulheres diabéticas; mulheres que apresentam sangramento; mulheres com doenças virais, como HIV positivo, hepatite B, herpes genital com lesão ativa; quando o bebê for muito grande; casos em que a mãe e o bebê precisam ser monitorados; etc.

No Brasil são poucos os hospitais que oferecem esse tipo de parto, mas em algumas cidades podem-se encontrar médicos e enfermeiras obstetras que fazem esse parto em casa. Não se esquecendo de que se a futura mamãe decidir por fazer esse parto em casa deverá ter a participação de uma equipe médica capacitada e também de uma ambulância com UTI para casos de emergência.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Como é feito o parto na água e quais as suas vantagens?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/parto-na-agua.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante