Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tecidos de sustentação vegetal

Biologia

Visualização frontal das células do colênquima
Visualização frontal das células do colênquima
PUBLICIDADE

Alguns tecidos vegetais são dotados de células especializadas e substâncias intercelulares, cuja função é conferir resistência estrutural ao corpo das plantas, atuando na sustentação esquelética, existindo dois tipos principais: o colênquima e o esclerênquima.

O colênquima, além da sustentação, também permite o crescimento do vegetal, pois é constituído de células vivas alongadas e justapostas não lignificadas, porém, com considerável deposição de celulose. Normalmente observado no caule, sua organização celular é evidenciada formando feixes cilíndricos dispostos em faixas longitudinais logo abaixo da epiderme.
- Tamanho médio das células do colênquima → 1,0 milímetro de comprimento por, aproximadamente, 40 micrômetros de diâmetro.

Já o esclerênquima, é formado por células mortas também alongadas, contudo, impregnadas por lignina. Neste tecido, as células com tipos variados (os esclerídeos e as fibras) se organizam formando ligamentos longitudinais contidos na região mais interior do caule.
- Tamanho médio das células do esclerênquima → 1,5 milímetros de comprimento por 50 micrômetros de diâmetro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ppor Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Botânica - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Tecidos de sustentação vegetal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tecidos-sustentacao-vegetal.htm. Acesso em 25 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O esclerênquima (skleros - duro) é um tecido vegetal que é constituído normalmente por células mortas com paredes secundárias espessadas, geralmente ricas em lignina. Existem dois tipos principais de células nesse tecido, que são as:

a) traqueides e elementos de vaso.

b) traqueides e fibras.

c) fibras e elementos de vaso.

d) células companheiras e elementos crivados.

e) fibras e esclereides.

Questão 2

Tanto o colênquima quanto o esclerênquima são tecidos de sustentação, porém eles apresentam diferenças marcantes entre si. Marque a alternativa que indica corretamente uma diferença entre esses dois tecidos:

a) O colênquima, diferentemente do esclerênquima, apresenta células mortas.

b) O colênquima apresenta células com paredes lignificadas, enquanto o esclerênquima não possui células com parede secundária com lignina.

c) O esclerênquima apresenta paredes primárias espessadas, diferentemente do colênquima que apresenta paredes secundárias ricas em lignina.

d) O esclerênquima é formado geralmente por células mortas na maturidade, diferentemente do colênquima que é um tecido formado por células vivas.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Amplie seus conhecimentos sobre a anatomia da folha, conhecendo, por meio deste texto, um pouco mais sobre os três sistemas de tecidos presentes nessa estrutura.
Entenda as características do esclerênquima, um tecido importante para a sustentação da planta.
O parênquima é um tecido vegetal de grande importância para a planta. Compreenda aqui as suas características!
Conheça o tecido nervoso. Saiba quais são as células que o compõem e quais funções estão relacionadas a ele. Entenda como ocorrem as sinapses nervosas.