Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Condiloma acuminado, dengue e febre amarela

Papilomavírus: o causador do Condiloma acuminado
Papilomavírus: o causador do Condiloma acuminado
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Condiloma acuminado: causada pelo HPV (papilomavírus), provoca lesões semelhantes a verrugas na região genital da pessoa acometida. É uma DST que pode também ser transmitida pelo contato com roupas íntimas, instrumentos ginecológicos, vasos sanitários, dentre outros objetos que entraram em contato com as lesões de um indivíduo infectado. Não há tratamento referente à eliminação do vírus, mas as feridas podem ser retiradas cirurgicamente.

Dengue: o arbovírus provoca no infectado sintomas como febre alta, perda de apetite, dor nas articulações e músculos, além de manchas cutâneas de cor avermelhada. Fotofobia e inflamação de garganta podem também se manifestar. Quando se trata da dengue hemorrágica, aproximadamente quatro dias após estas manifestações ocorrem hemorragias internas, provocando uma diminuição da pressão sanguínea e dores abdominais. Em muitos casos, o indivíduo não resiste. A transmissão, em nosso país, se dá pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypi sendo, portanto, necessário visar medidas de controle populacional desta espécie para evitar a transmissão do vírus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Febre amarela: também causada por um arbovírus, e transmitida pela picada de fêmeas de Aedes aegypti contaminadas, o vírus ataca os linfonodos, espalhando-se pelo fígado, baço, rins, coração e, em alguns casos, a medula óssea. Pode levar o indivíduo a óbito. Devido ao comprometimento hepático, a pessoa infectada apresenta icterícia, justificando o porquê de esta doença ser chamada de febre amarela. As mesmas medidas adotadas para a prevenção da dengue devem ser consideradas aqui.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Condiloma acuminado, dengue e febre amarela"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/condiloma-acuminado-dengue-febre-amarela.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por um vírus do gênero Flavivirus. Sobre essa doença, marque a alternativa incorreta:

a) Dentre os principais sintomas da febre amarela, destacam-se febre, dor de cabeça e no corpo, vômitos, icterícia e hemorragias.

b) Não existe tratamento específico contra febre amarela.

c) A vacina contra a febre amarela possui ação por toda a vida.

d) A febre amarela é transmitida pela picada de um mosquito, em especial os dos gêneros Aedes e Haemagogus.

e) A febre amarela pode ser dividida em duas formas: a rural e a urbana. 

Exercício 2

A dengue é uma doença que apresenta sintomas variados, fazendo com que ela frequentemente seja confundida com outras patologias. De uma maneira geral, podemos dizer que o paciente com dengue apresenta febre alta, dor no corpo e manchas na pele. A respeito do tratamento da dengue, marque a alternativa incorreta.

a) A dengue não apresenta tratamento específico.

b) O paciente com dengue deve ficar atento à hidratação do seu corpo.

c) Alguns analgésicos e antitérmicos, indicados pelo médico, podem ser usados para o controle de alguns sintomas.

d) Algumas vezes o paciente com dengue deve fazer uso de salicilatos para diminuir os sintomas da doença.