Topo
pesquisar

Canibalismo

Biologia

No canibalismo, indivíduos matam e alimentam-se de outros da mesma espécie. Como exemplo, podemos citar o louva-a-deus, que mata o macho durante a reprodução.
PUBLICIDADE

Os seres vivos frequentemente relacionam-se uns com os outros, e algumas dessas relações são benéficas e outras, não. O canibalismo é um tipo de relação ecológica que ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie e na qual um dos envolvidos é prejudicada. Isso significa que o canibalismo é uma relação intraespecífica desarmônica.

→ O que é o canibalismo?

O canibalismo é uma relação em que um indivíduo mata e alimenta-se de outro de uma mesma espécie. Um exemplo bastante conhecido é o dos chamados louva-a-deus, cuja fêmea alimenta-se do macho antes, durante ou depois da cópula. O canibalismo, contudo, é um comportamento considerado relativamente raro entre os seres vivos.

→ Por que o canibalismo ocorre?

Existem diversos motivos que levam ao canibalismo, o qual pode ser um comportamento típico de determinada espécie ou ocorrer em decorrência de situações de estresse, como é o caso de superpopulações. Veja a seguir alguns tipos de canibalismo e sua explicação biológica.

  • Situações de estresse: É comum observar o canibalismo quando ocorre o aumento exagerado de indivíduos de uma população, o que acarreta em falta de alimento e na consequente prática de canibalismo. Devemos destacar ainda que animais em cativeiro podem também desenvolver esse hábito.

    Outra situação de estresse que foi notada, e nos faz um alerta sobre nossas ações no planeta, está ocorrendo no Ártico. Nesse local, observam-se um grande degelo e, como consequência, um aumento do canibalismo entre ursos polares por causa da dificuldade em conseguir alimento. Vale destacar, no entanto, que esse comportamento já ocorria nessa espécie, mas sua frequência tem aumentado como efeito da elevação da temperatura no planeta e consequente destruição do habitat desses animais.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Canibalismo sexual: Os casos mais conhecidos de canibalismo são aqueles chamados de canibalismo sexual. Essa forma de canibalismo está ligada a fatores reprodutivos, e é uma maneira de a fêmea obter nutrientes que serão necessários para a reprodução. No caso do louva-a-deus, citado anteriormente, a fêmea alimenta-se do macho para conseguir uma maior produção de ovos. Ao se alimentar do macho durante a cópula, ingerindo sua cabeça, a fêmea promove ainda uma maior liberação de esperma. Vale ressaltar que algumas espécies animais alimentam-se do macho antes mesmo da cópula, o que seria provavelmente uma forma de evitar a reprodução com aquele indivíduo.

  • Canibalismo intrauterino: Um interessante caso de canibalismo ocorre ainda dentro do ventre da mãe. Esse comportamento é observado no tubarão mangona, em que os embriões devoram uns aos outros no interior do útero. De acordo com algumas pesquisas, a explicação para esse fenômeno seria que os indivíduos de pais diferentes travam uma luta pela sobrevivência. Essa explicação foi dada após cientistas observarem que normalmente os filhotes que nasciam eram de um único pai. Nesses casos, portanto, a sobrevivência é maior para aquele indivíduo mais velho e mais forte e para seu irmão.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os ursos polares têm apresentado com frequência episódios de canibalismo
Os ursos polares têm apresentado com frequência episódios de canibalismo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Canibalismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/canibalismo.htm. Acesso em 04 de abril de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Sobre o canibalismo, marque a alternativa incorreta:

a) O canibalismo é uma relação desarmônica, pois um dos envolvidos é prejudicado com a interação.

b) Algumas espécies de tubarão apresentam o chamado canibalismo intrauterino, em que um filhote alimenta-se de outro ainda no ventre da mãe.

c) O canibalismo sexual é um comportamento observado, por exemplo, no louva-a-deus.

d) O canibalismo é uma relação semelhante à predação, diferenciando-se pelo fato de que o canibalismo é uma relação interespecífica.

e) O canibalismo sempre ocorre entre indivíduos da mesma espécie.

Questão 2

Analise atentamente as alternativas a seguir e marque aquela que melhor indica a definição de canibalismo.

a) Canibalismo é uma relação interespecífica desarmônica em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

b) Canibalismo é uma relação interespecífica harmônica em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

c) Canibalismo é uma relação intraespecífica desarmônica em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

d) Canibalismo é uma relação intraespecífica harmônica em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

e) Canibalismo é uma relação intraespecífica neutra em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola