Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A importância dos fungos para os seres humanos

Os fungos são organismos heterótrofos que se nutrem de substâncias orgânicas e são extremamente importantes na reciclagem de matéria orgânica.

Os fungos são organismos muito úteis aos seres humanos
Os fungos são organismos muito úteis aos seres humanos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os fungos são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não conseguem produzir seu próprio alimento. Seus principais representantes são os cogumelos, orelhas-de-pau, leveduras e bolores. Algumas espécies de fungos trazem grandes prejuízos aos seres humanos, como a deterioração de alimentos, doenças como candidíase, pano branco, micoses, aspergilose pulmonar etc., no entanto, outras espécies são extremamente importantes, como veremos a seguir.

Como dissemos anteriormente, os fungos são organismos heterótrofos e se alimentam de moléculas orgânicas retiradas da matéria orgânica. Essa matéria orgânica da qual eles retiram essas moléculas é proveniente de cadáveres e restos de plantas e animais. Por esse motivo, eles são chamados de saprófagos e, juntamente com as bactérias, decompõem a matéria orgânica, fazendo a reciclagem de nutrientes na natureza e impedindo o acúmulo de lixo orgânico.

Algumas espécies de fungos como o Agaricus campestris e o Lentinus edodes, conhecidos respectivamente como champignon e shitake, são amplamente utilizados no preparo de diversos pratos da gastronomia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além desses fungos, há os que são utilizados na fabricação de queijos, como o Penicillium roqueforti, utilizado na produção do queijo roquefort, e o Penicillium camembertii, utilizado na fabricação do queijo camembert.

Já as leveduras, como o Saccharomyces cerevisae, são empregadas na fabricação de alimentos como pães, roscas, bolos etc. Elas são utilizadas como fermento, pois conferem à massa leveza e maciez. Em bebidas alcoólicas, como a cerveja, uísque e saquê, o Saccharomyces cerevisae também é empregado, mas na produção de vinho, o fungo utilizado é o Saccharomyces ellipsoideus.

Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "A importância dos fungos para os seres humanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-importancia-dos-fungos-para-os-seres-humanos.htm. Acesso em 05 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Sabemos que os fungos são organismos heterotróficos, apesar de muitos acreditarem que eles são bastante semelhantes às plantas. Alimentam-se de matéria orgânica, sendo responsáveis pela reciclagem de nutrientes.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome utilizado em referência a organismos que realizam a decomposição de matéria orgânica:

a) Saprófagos.

b) Autotróficos.

c) Bacteriófagos.

d) Neurófagos.

e) Propágulos.

Exercício 2

Algumas pessoas acreditam que os fungos são responsáveis apenas por ocasionar doenças e estragar os alimentos. Devemos destacar, no entanto, que os fungos são utilizados como alimentos e na fabricação de alguns produtos, como queijos e pães.

Entre as espécies citadas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome do fungo conhecido popularmente como champignon.

a) Saccharomyces ellipsoideus.

b) Penicillium roqueforti.

c) Agaricus bisporus.

d) Penicillium camembertii.

e) Saccharomyces cerevisae.