Topo
pesquisar

Meditação

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

A meditação é uma prática que busca relaxar o corpo a fim de promover o esvaziamento mental, o autoconhecimento e as sensações de bem-estar e de paz. Essa prática resulta em vários benefícios como relaxamento, eliminação do estresse, qualidade de vida, concentração, paz interior, criatividade, inspiração e ainda auxilia nos casos de insônia, hipertensão, dores de cabeça e outras.


Normalmente, a meditação é feita na posição sentada de maneira que a coluna permaneça ereta em relação ao pescoço e à cabeça, mas não o bastante para tornar o corpo rígido, e de pernas cruzadas. As pernas podem estar em posição Lótus, que é a melhor forma, consistindo na colocação do pé esquerdo sobre a coxa direita e a do pé direito sobre a coxa esquerda. Outra forma é a japonesa, que consiste apenas em dobrar os joelhos e apoiar o tronco sobre as pernas.

O exercício de meditação bastante utilizado é a observação da respiração focando toda a atenção nela, a fim de conseguir sentir a entrada do ar nos pulmões. De forma lenta, a mente deixa de enviar pensamentos e deixa-se dominar, fazendo com que a pessoa consiga se desligar do meio externo. É importante praticar a meditação em locais tranquilos para que facilite o processo de desligamento de pensamentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

 

Dicas Saudáveis - Saúde - Brasil Escola

 

 

Posição japonesa de meditação
Posição japonesa de meditação

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Meditação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/meditacao.htm. Acesso em 04 de abril de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola