Topo
pesquisar

Pressão Baixa

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

A pressão baixa, também denominada hipotensão, pode ser uma doença ou a manifestação de alguma doença. Para aferir a pressão de uma pessoa existem aparelhos modernos que depois de colocados no pulso e inicializados com o toque de um botão já verificam, em poucos segundos, a pressão, mas há também os aparelhos usualmente utilizados: esfigmomanômetro e estetoscópio.

Excesso de calor em razão do clima ou de um local pouco ventilado, uso inadequado de remédios, desidratação e até mesmo o fato de levantar rapidamente de uma posição também podem ocasionar uma queda de pressão. Sintomas como visão escurecida, dores, sonolência, tontura, suor frio, cansaço, pele úmida e gelada, coração acelerado, vômitos, câimbras, palidez e uma sensação de que o corpo está fora de controle, prestes a desmaiar, podem ser sinais de pressão baixa.

Pode ocorrer também o choque, condição em que o sangue circulante é insuficiente na oxigenação de todo o corpo e ocorre em virtude de hemorragias, envenenamentos, queimaduras profundas, doenças do coração, pulmão ou rins, dentre outros. Os sintomas envolvem dores, taquicardia, perda da consciência, dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A pressão arterial normal varia de pessoa para pessoa, as mulheres são as que mais comumente possuem pressão baixa. Mas a pressão deve ficar próxima a 120 por 80mmHg, dependendo da situação na qual a pessoa se encontra.

É muito importante a prática de atividade física, manter uma alimentação saudável e evitar levantar-se rapidamente, pois o organismo precisa de um tempo para se adaptar a uma nova posição. Essas são dicas úteis para preservar a saúde não somente do sistema circulatório, mas de todo o organismo.
 

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia

Pessoa aferindo pressão
Pessoa aferindo pressão

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAY-ANG, Giorgia. "Pressão Baixa "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/pressao-baixa.htm. Acesso em 18 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola