Topo
pesquisar

Transformações dos líquidos

Química

O vidro se forma pelo supercongelamento de um líquido
O vidro se forma pelo supercongelamento de um líquido
PUBLICIDADE

Ebulição: ocorre quando um líquido é aquecido a uma temperatura elevada e a tendência que as moléculas possuem de escapamento torna-se tão grande que ocorre a ebulição. Como podemos identificar que um líquido está entrando em ebulição? Quando ocorrer a formação de bolhas de vapor (gás) no líquido.

A temperatura na qual a pressão de vapor do líquido torna-se igual à pressão externa é o que chamamos de ponto de ebulição. A temperatura de ebulição da água, por exemplo, é de aproximadamente 100°C, nesse ponto a pressão de vapor da água é igual à pressão atmosférica (pressão padrão). Dizemos então que o ponto de ebulição (P.E) da água é de 100°C.

Congelamento: se diminuirmos a temperatura de um líquido até o ponto de sua energia ser removida, o que possibilita a redução da energia cinética das partículas, ele vai se congelar devido ao decrescimento da temperatura até o ponto de congelamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vidros: quando a temperatura ultrapassa o ponto de congelamento antes que a solidificação tenha início, ocorre um supercongelamento e a cristalização do líquido, ou seja, quando supercongelamos líquidos eles se transformam em vidros. Esse fenômeno ocorre por resfriamento brusco a temperaturas muito abaixo do ponto de congelamento. Quando um líquido chega a esse ponto, sua viscosidade torna-se muito alta e ele se torna semelhante a um sólido, com maior dureza, rigidez e forma constante, que são características dos sólidos.

Evaporação: onde os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar, ou seja, de se transformarem em gases. Essa transformação ocorre quando as moléculas na superfície são forçadas a sair e deixar o líquido, isso porque certa fração adquire energia para vencer as forças intermoleculares e escapar. A perda dessas moléculas que se movimentam mais rapidamente é o que chamamos de evaporação, que é um processo lento.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Transformações dos líquidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/transformacoes-dos-liquidos.htm. Acesso em 19 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola