Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sulfato Ferroso

Química

PUBLICIDADE

Quem nunca ouviu falar sobre esse composto certamente nunca teve anemia quando criança. Os médicos sempre prescrevem ingestão de ferro às pessoas anêmicas, mais precisamente de íons Ferro II (Fe2+), que podem ser encontrados em sais de Ferro II (Fe2+SO2- 4), que é conhecido popularmente como sulfato ferroso.

Mas estes íons (Fe2+) podem ser encontrados naturalmente em nossa alimentação, um exemplo de alimento rico em ferro é o fígado de boi, muito indicado para anêmicos. Esse alimento não agrada a todos os paladares, mas nem por isso os íons ferro podem deixar de ser ingeridos, eles também são encontrados em alimentos mais saborosos como o açaí e flocos de cereais, que contém a quantidade de ferro equivalente a do fígado de boi.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Açaí: alimento rico em ferro
Açaí: alimento rico em ferro

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Sulfato Ferroso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/sulfato-ferroso.htm. Acesso em 14 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a composição química do aço, como é feita a sua produção, suas principais propriedades e aplicações.
Saiba mais sobre o ferro: sua obtenção na natureza, sua produção, suas aplicações na sociedade, sua importância para a saúde e fontes na alimentação.
Você sabe diferenciar um objeto feito de ouro de verdade do ouro dos tolos? Leia este texto para descobrir!
Conheça as substâncias iônicas do grupo dos sulfatos, que inclui, por exemplo, o giz, o gesso e o sal amargo.