Topo
pesquisar

Solubilidade de vitaminas

Química

PUBLICIDADE

As vitaminas são essenciais à sobrevivência do homem. Portanto, devem estar presentes na nossa alimentação diária. Mas a absorção das vitaminas ingeridas pelo organismo, está ligada à solubilidade das mesmas. As vitaminas então, subdividem-se em duas classes: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Vitaminas hidrossolúveis: como o próprio nome já diz, elas se dissolvem na água. Por outro lado, estas vitaminas não se dissolvem em gorduras, e como nosso organismo contém muitas substâncias orgânicas na forma gordurosa, eis o problema!


A presença dos grupos OH (hidroxila) na molécula garantem que ela se dissolva em meio aquoso. Devido a essa facilidade em se dissolver, as vitaminas hidrossolúveis são rapidamente eliminadas pelo organismo através da urina. Se não somos capazes de absorver grande quantidade destas vitaminas, precisamos então consumi-las com mais frequência para que elas não faltem em nosso corpo. A falta de vitamina C pode resultar na doença escorbuto.

Vitaminas lipossolúveis: o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto este tipo de vitamina se dissolve em substâncias orgânicas.


Vitamina A

A vitamina A não é solúvel em água em virtude de sua cadeia, que é extensa e conta com apenas um grupo OH. O consumo excessivo desta vitamina pode ser perigoso, pois ela fica retida no fígado causando diversos males, entre eles, dor de cabeça e insônia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


  Química dos alimentos - Química - Brasil Escola

Vitamina C: solúvel ou insolúvel
Vitamina C: solúvel ou insolúvel

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Solubilidade de vitaminas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solubilidade-vitaminas.htm. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola