Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Oxalato de Cálcio

Anthurium: tem como princípio ativo oxalato de cálcio
Anthurium: tem como princípio ativo oxalato de cálcio
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Oxalato de cálcio é um composto químico inorgânico que forma cristais monoclínicos aciculares que ocorrem em diversas quantidades nos seres vivos, sendo assim, apresentam importante significado biológico. Os cristais recebem o nome aciculares porque tem forma de agulha.

As pedras nos rins ou cálculos renais são formadas por depósitos de oxalato de cálcio. A urina contém substâncias químicas protetoras que inibem a formação de cálculos, porém esses podem não funcionar bem em todas as pessoas. Os rins têm a importante função de manter a quantidade de água necessária ao corpo e ao mesmo tempo remover substâncias desnecessárias. Sendo assim, cristais sólidos de oxalato de cálcio aparecem em grande quantidade em pacientes com litíase urinária, isto é, pedra nos rins ou areia na urina. Ocorrem também em mulheres grávidas e em pessoas que não ingerem muita água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses problemas ocorrem devido a um desequilíbrio no balanço entre líquidos e substâncias sólidas dissolvidas na urina, a mesma fica sobrecarregada, formando pequenos cristais que não se dissolvem. Esses cristais começam a se agregar em camadas para formar um cálculo que pode crescer por meses ou mesmo anos antes de se tornar um problema. Pode-se prevenir a formação de cálculos de oxalato de cálcio ingerindo leite desnatado e outros alimentos ricos em cálcio.

Oxalato de cálcio também é o princípio ativo de plantas como Anthurium, copo-de-leite, comigo-ninguém-pode. Essas folhagens, que parecem inofensivas e inclusive são usadas para ornamentação, se forem ingeridas podem causar sintomas como intoxicação, irritação, perda temporária da fala, obstrução das vias aéreas superiores, estomatite, sialorréia, vômito, dermatite de contato, etc.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Oxalato de Cálcio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oxalato-de-calcio.htm. Acesso em 07 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Como fazer balanceamento de equações?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é camada de valência?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Variabilidade genética

Sempre que falamos de variabilidade genética, analisamos genótipos e fenótipos, observamos novas características,...

Alphonsus de Guimaraens

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do poeta Alphonsus de Guimaraens. Confira...