Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Osmose nas plantas

A osmose nas plantas ocorre porque a solução existente no interior da raiz é mais concentrada do que na terra ao seu redor. Assim, o líquido da terra passa para dentro da planta.

A ascensão da seiva nas plantas ocorre em razão do fenômeno da osmose
A ascensão da seiva nas plantas ocorre em razão do fenômeno da osmose
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A osmose consiste na passagem de solvente através de membranas semipermeáveis. Ela pode ocorrer entre uma solução e um solvente puro e entre duas soluções. No primeiro caso o solvente puro passa pela membrana em direção à solução. Já no segundo caso o solvente da solução mais diluída passa para a solução mais concentrada.

É esse último exemplo que ocorre nas raízes das plantas. Dentro delas existe uma solução mais concentrada do que a terra ao seu redor. Dessa maneira, por osmose, ocorre a passagem do solvente na terra, ou seja, de água, junto com alguns sais minerais, para dentro da planta.

Uma membrana semipermeável é aquela membrana seletiva, isto é, que permite a passagem somente de determinadas substâncias. No caso das plantas, a membrana celular atua como a membrana semipermeável, pois ela permite que algumas substâncias como a água e a ureia a atravessem. No entanto, outras substâncias não passam por ela, como a glicose e o íon sódio.

Além disso, a osmose ocorre sempre no sentido de um alto potencial químico para um baixo potencial químico. Em uma planta, a raiz é a região de alto potencial químico; e nas folhas esse potencial é menor. Desse modo, ocorre a movimentação da água da raiz em direção às folhas para que ocorra a fotossíntese.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os vegetais que nascem no solo e que funcionam como raízes das plantas também realizam esse processo de osmose. Para você poder verificar isso, faça um experimento simples*: pegue uma cenoura e faça um buraco no meio no sentido do seu comprimento. Preencha parte desse orifício com uma solução concentrada de açúcar e marque na cenoura com uma caneta esferográfica o volume da solução. Posteriormente, mergulhe a cenoura em uma tigela com água.

Experimento de osmose em cenoura

Após alguns dias você notará que o volume da água subiu, provando que houve osmose de fora para dentro da cenoura.


*Para mais detalhes sobre esse experimento consulte o texto “Osmose na cenoura - Atividade Experimental”.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Osmose nas plantas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/osmose-nas-plantas.htm. Acesso em 02 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Como fazer balanceamento de equações?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é camada de valência?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

Quem foi Nelson Mandela?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Nelson Mandela (1918-2013). Confira também, no nosso...