Topo
pesquisar

Osmoscopia

Química

PUBLICIDADE

A osmose é a passagem do solvente de uma solução diluída para uma solução mais concentrada através de uma membrana semipermeável. Já a pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada na solução para evitar a sua diluição. Quando uma solução é diluída por um solvente que atravessou uma membrana semipermeável, dizemos que ocorreu o processo denominado de Osmose.

Todas estas definições acima dizem respeito a uma propriedade coligativa dos líquidos, e é com base neste conceito que podemos definir a Osmoscopia.

A Osmoscopia é a propriedade coligativa que estuda a difusão de um líquido para outro através de membranas. Veja a demonstração de um processo onde a Osmoscopia se faz presente: a osmose do álcool em água.

1. Primeiro coloque o álcool em um copo e depois tampe com um balão (de festa);

2. Mergulhe o copo em um recipiente com água e deixe por alguns instantes;

3. Observe que o copo com álcool vai ficar mais cheio, o que aconteceu?


Ocorreu que a água presente no recipiente foi transferida em parte para dentro do copo com álcool, se o balão for furado neste instante, vai haver uma propulsão da solução de álcool e água que estava dentro do copo, o líquido é jorrado. Esta demonstração permite verificar a presença da pressão osmótica.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Tonoscopia
Estudo da pressão de vapor em solventes.

Osmose na cenoura: atividade experimental

Físico-Química - Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Osmoscopia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/osmoscopia.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Um aluno colocou uma solução de sacarose (açúcar) dentro de um saco de celofane até a metade e mergulhou-o em um béquer contendo água. O saco ficou inteiramente imerso na água do béquer. Visto que o celofane é uma membrana semipermeável, depois de algum tempo, esse aluno observará que:

  1. A água do béquer torna-se adocicada.

  2. A água do béquer passa toda para o saco.

  3. O volume da solução no saco aumenta.

  4. A concentração da solução no saco aumenta.

  1. A solução do saco torna-se mais adocicada.

Questão 2

Julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F):

  1. (  ) A pressão osmótica é a passagem de solvente do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

  2. (  ) As membranas celulares são exemplos de membranas semipermeáveis.

  3. (  ) É possível obter água potável a partir da água do mar por osmose.

  4. ( ) O pepino que é utilizado para fazer picles, quando deixado por vários dias mergulhado em uma solução aquosa de sal de cozinha, irá murchar, pois suas células perderão água por osmose.

  5. (  ) A diferença principal de osmose reversa para osmose é que na osmose reversa haverá passagem de soluto para o meio mais concentrado, e não de solvente, como na osmose.

  6. (  ) A osmose reversa é um processo não espontâneo.

  7. ( ) Uma solução de cloreto de sódio (NaCl) a 0,1 mol/L terá mesma pressão osmótica que uma solução de sacarose a essa mesma concentração.

  8. (  ) Uma solução de 10 g/L de cloreto de sódio (NaCl) terá mesma pressão osmótica que uma solução de cloreto de lítio (LiCl) de igual concentração.

  1. (  ) Quanto maior for a concentração de partículas dissolvidas na solução, maior será a pressão osmótica.

  2. (  ) Os médicos aconselham as mães a dar soro caseiro para os filhos quando eles estão com diarreia ou vômito, pois isso faz com que o organismo das crianças perca muita água. Para fazer o soro caseiro, a mãe mistura, em um litro de água fervida, uma colher de chá de açúcar e meia colher de chá de sal. É importante seguir essas medidas porque a criança irá aumentar a quantidade de açúcar no organismo e ficará hidratada.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola