close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O laboratório e a análise Química

Aparelhagem para análise química
Aparelhagem para análise química
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

É notório o avanço da ciência nos últimos anos, as várias descobertas científicas são notificadas diariamente nos telejornais, e a sociedade, como alvo principal, não pode ficar indiferente, existiu todo um processo necessário para que a Ciência chegasse ao que é hoje: a responsável pela descoberta da cura de doenças e tecnologia para a melhoria de vida.

Como se vê, a Ciência desempenha um importante papel para a sociedade, mas o que necessariamente é preciso para a busca por novos produtos, teorias, elementos, enfim toda a novidade a cerca das necessidades humanas? O princípio e a descoberta partem de um ponto em comum: o laboratório, é lá que nascem todas as idéias e a forma concreta das mesmas, nesse ambiente trabalham aqueles que buscam na mais simples substância, até mesmo invisível aos olhos (o átomo), uma explicação para tudo que acontece no Universo. E essa prática vem de tempos remotos, documentos bem antigos já traziam relatos de experimentos usados para a obtenção do conhecimento, as chamadas análises químicas.

Análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies. O laboratório é o lugar apropriado para a execução de experimentos, é indispensável que tenha uma iluminação boa, água em abundância, eletricidade, equipamentos e um profissional: antigamente eram chamados de alquimistas ou até mesmo loucos, atualmente mais conhecidos como cientistas. Todos estes itens são obrigatórios para se obter resultados dentro dos padrões exigidos.

As análises químicas permitem resultados quantitativos e qualitativos, veja abaixo do que se trata cada uma destas análises.

Análise qualitativa: permite identificar a composição do material com a ajuda de instrumentos apropriados, o resultado é obtido geralmente pela adição de outro componente à mistura.

Análise quantitativa: esta é mais abrangente, além da identificação do material é possível saber a quantidade do componente em questão dentro da amostra.

A ciência se constrói com base nas análises feitas nos laboratórios, agora você já sabe de onde vêm as descobertas tecnológicas que constituem a modernidade.

Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

O que é um laboratório?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "O laboratório e a análise Química "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-laboratorio-analise-quimica.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Pq a dissolução do açúcar em água é uma reação física enquanto a dissolução do sal de frutas é uma reação química?

Por Kell Kruz
Responder
Ver respostas

Como ocorre a separação?

Por Raiane Karolaine
Responder
Ver respostas

Estude agora


Pré-Enem | Razão e Proporção

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

Guerra dos Trinta Anos (1618-1648)

Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Confira também no...