Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Moléculas orgânicas polares e apolares

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas se define como Polaridade, esta assume caráter diferente dependendo da ligação onde se faz presente.

As ligações mais frequentes envolvendo compostos orgânicos acontecem entre átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio: C ─ C e C ─ H (hidrocarbonetos). Classificamos este tipo de ligação como covalente, ela está presente em todas as ligações dos compostos orgânicos formados somente por carbono e hidrogênio.

Quando na molécula de um composto orgânico houver outro elemento químico além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade. Chamamos este elemento de heteroátomo e pode ser: nitrogênio (N), oxigênio (O), entre outros.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 
Metano (CH4) Etano (C2H6)

Repare que em ambas as estruturas não há presença de heteroátomos, neste caso as moléculas se classificam como apolares.

A presença do Oxigênio como heteroátomo faz as moléculas apresentarem polaridade. A primeira molécula se trata do composto Etanol (CH3CH2OH), a presença da hidroxila – OH dá a este composto o caráter polar, mesmo que em sua estrutura contenha uma parte apolar.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!  Isomeria plana   

Química Orgânica - Química - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Moléculas orgânicas polares e apolares"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/moleculas-organicas-polares-apolares.htm. Acesso em 22 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Em um laboratório, um estudante de Química necessitava armazenar alguns metais alcalinos (por exemplo, sódio, lítio e potássio) em recipientes sem a presença de ar atmosférico, já que esses metais reagem intensamente com a água em qualquer estado físico. Sabendo que a água é um solvente polar, em qual dos líquidos a seguir o estudante poderia armazenar os metais alcalinos sem riscos de explosão?

a) acetona

b) querosene

c) metóxi-metano

d) etanol

e) ácido acético

Exercício 2

Quando realizamos a comparação entre os pontos de ebulição de compostos orgânicos, levamos em consideração as forças que unem as suas moléculas, as quais tem uma relação direta com a característica polar ou apolar do composto. Assim, comparando os compostos:

I) etanol

II) etanal

III) éter isopropil isobutílico

IV) propano

Quais deles são polares?

a) I e III

b) I e II

c) II e III

d) I e IV

e) III e IV